As primeiras unidades do Volkswagen ID.3 First Edition, com a bateria de 58 kWh (até 420 km de autonomia), chegam agora a Portugal. O preço começa nos 38.017€, estando disponíveis três níveis de equipamento
A eletrificação da mobilidade é central no Grupo Volkswagen que, para o efeito, destinou um investimento que é a tradução plena desse empenho: mais de 33 mil milhões de euros que têm em vista o objetivo de, já em 2025, conseguir que cerca de um quatro das vendas das marcas do Grupo sejam veículos eletrificados, para em 2050 a oferta de veículos a combustão desaparecer por completo dos catálogos.
O ID.3, que toma como ponto de partida uma plataforma totalmente nova, é o elemento central da aposta da Volkswagen estando já disponível em Portugal. Muito mais do que um automóvel 100% elétrico, o ID.3 testemunha a forma como a marca alemã aborda esta nova era da mobilidade, prometendo uma revolução ainda mais marcante do que aquela que protagonizou com o Carocha nos anos 50 ou com o Golf, há 45 anos.
Pilares da revolução
São claros os pilares dessa revolução: a digitalização, a propulsão 100% elétrica e aquilo que podemos definir como o "milagre do espaço". Começando exatamente por aqui, o segredo assenta na nova plataforma MEB marcada pela ampla distância entre eixos (2765 mm), em cujo piso estão dispostas as células que formam a bateria, sobre a qual se "ergue" uma carroçaria de linhas modernas, com 4261 mm de comprimento, 1809 mm de largura e 1552 mm de altura. Onde está o "milagre"? Apenas seis milímetros mais comprido que um Golf, o ID.3 oferece o espaço interior equivalente ao de um Passat e uma bagageira com 385 litros de capacidade.
Se por fora nos fixamos no estilo moderno da carroçaria de cinco portas que privilegia as amplas superfícies vidradas, no interior o estilo futurista tem plena correspondência (o que não é de admirar porque o ID.3 é um automóvel virado para o futuro) mas mais importante é, na verdade a sensação de bem-estar a bordo, consubstanciada no amplo espaço e conforto, na funcionalidade, na decoração e claro na oferta de equipamento que comporta todas as funcionalidades do mundo digital, com destaque para o facto de, desde o nível de equipamento de base, nos mantermos permanentemente conectados via web. Desde o acesso às nossas músicas favoritas, passando pelo assistente de condução acionado através de comando vocal e pelo sistema de navegação que nos ajuda com vista a uma condução mais eficiente, o ID.3 oferece-nos, na verdade, tudo aquilo de que mais necessitamos.
O terceiro pilar da revolução prometida pela Volkswagen e pelo ID.3 é a propulsão 100% elétrica com base num motor síncrono com 150 kW (204 cv) instalado na traseira o qual é alimentado por uma bateria de iões de lítio cujas células, como dissemos, estão distribuídas pelo piso da plataforma, assegurando, assim, uma distribuição de peso eficaz e o não comprometimento do espaço para pessoas e bagagem.
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No caso da versão First Edition que agora começa a ser vendida em Portugal está equipada com a bateria intermédia , com 58 kWh de capacidade que, segundo a VW, permite uma autonomia que pode chegar aos 420 km (valor segundo a norma WLTP). Ainda este ano previsto o lançamento de uma bateria mais pequena (45 kWh, para uma autonomia de até 330 km) a que se seguirá uma unidade de 77 kWh (até 550 km de autonomia). Em qualquer dos casos, a garantia é de oito anos ou 160 mil quilómetros e os carregamentos podem ser realizados em pontos ultrarrápidos (até 150 kWh), bem como nas tomadas domésticas vulgares, numa Wallbox de 7,2 kWh, ou nos pontos na via pública (3,7 kWh, 22 kWh e 50 kWh).
A versão First Edition do Volkswagen ID.3 que agora está a ser entregue a 67 clientes em Portugal, os quais fizeram a sua reserva há cerca de um ano, está disponível como os níveis de equipamento Base (38 017€), Plus, que privilegia equipamentos estéticos (43 746€) e Max com uma aposta clara na tecnologia (49 478€).
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