A Volkswagen prevê reforçar a sua oferta de veículos elétricos de prestações desportivas com o ID.3 GTX, mas esta nova versão nunca chegará antes da primeira atualização do ID.3, prevista para 2023.
A Volkswagen sugeriu que poderia haver uma versão elétrica equivalente ao Golf R no ano passado quando apresentou o ID.X como o protótipo de um hot hatch sem motor de combustão.
Meses depois, a marca de Wolfsburgo anunciou que iria mesmo existir um modelo de produção, mas sem adiantar uma data precisa. Agora ficou-se a saber quando o ID.3 GTX irá chegar ao mercado.
Em declarações aos jornalistas na Áustria durante o lançamento do ID.5, o responsável de produto da Volkswagen Martin Hube explicou que o GTX será baseado numa versão atualizada do ID.3.
Muitos esperavam que esse hatchback pudesse chegar no início de 2022, mas a atualização a meio do ciclo de vida do automóvel elétrico compacto só deverá acontecer em 2023. Quando isso suceder irá juntar-se aos modelos ID.4 GTX e ID.5 GTX naquela que será a gama de prestações desportivas da família de veículos elétricos da Volkswagen.
Menos potente que ID.X Concept
À semelhança dos SUV com designação GTX, o novo ID.3 GTX terá tração integral, já que também contará com um motor elétrico no eixo dianteiro. Apesar do protótipo ID.X ser anunciado com uma potência combinada de 333 cv, o modelo de produção não será tão potente. Atendendo que o ID.5 GTX necessita de 6,2 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h, o ID.3 GTX deverá fazer menos de seis segundos, pois será mais leve.
LEIA TAMBÉM
Abaixo-assinado, já! Volkswagen mostra hot hatch ID.X Concept de 333 cv
A Volkswagen também já apresentou um esboço de um ID.3 descapotável, mas essa versão ainda não recebeu a aprovação da administração para ser produzida. A explicação é simples: a procura tem vindo a diminuir significativamente nas últimas décadas. Na verdade, o único modelo com capota de abrir da Volkswagen passou a ser o T-Roc Cabrio.