Numa altura em que o mercado aguarda a chegada da versão mais desportiva do ID.4, a Volkswagen promete não deixar esquecido o mais pequeno ID.3. Tal como o irmão maior, também o compacto EV vai ter uma versão desportiva, inspirada no concept ID.X - o ID.3 GTX. Para 2022?
Depois de ter mostrado, ainda no início deste ano, o concept ID.X, uma variante mais desportiva do elétrico ID.3, com 333 cv de potência e tracção integral, a Volkswagen confirma, agora, através do seu CEO, Ralf Brandstatter, a passagem deste pequeno 'hot hatch' à produção. Embora com uma outra designação, GTX, ou seja, a mesma que designa a variante mais performante do ID.4. E que, sabe-se já, designará todos os elementos da família elétrica ID, de cariz mais "raçudo".
No caso deste ID.3 GTX, cuja chegada ao mercado poderá acontecer durante o próximo ano, o mais certo é que venha a envergar o mesmo sistema de propulsão, com dois motores elétricos, que já equipa o ID.4 GTX. Embora a prometer menos potência que o ID.X e, quiçá, até mesmo um pouco menos que o ID4 GTX, que anuncia 230 cv.
Ainda assim, o mais certo é que, o ID.3 GTX venha a exibir uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h melhor do que o ID.4 GTX. Isto, fruto do menor peso e dimensões. Sendo que, por exemplo, o ID.X, anunciava a capacidade de fazer a mesma aceleração, em 5,2 segundos.
LEIA TAMBÉM
Abaixo-assinado, já! Volkswagen mostra hot hatch ID.X Concept de 333 cv
De resto, o concept apresentava, igualmente, uma redução massiva no peso, apesar de contar com dois motores elétricos. Pesando cerca de menos 200 kg que o modelo de produção correspondente.
Resta, no entanto, aguardar para saber se este esforço será feito, igualmente, no futuro ID.3 GTX, ou até mesmo se, por exemplo, o modelo de produção contará com o modo Drift que o concept também anunciava.
Finalmente, por saber fica, igualmente, a data em que o ID.3 GTX será desvendado, naquelas que serão as suas linhas finais para produção, sendo que, Brandstatter deixou praticamente a garantia de que tal não deverá acontecer, durante o presente ano.
Assim, talvez seja possível esperar que o pequeno 'hot hatch' possa chegar durante o próximo ano. Garantidamente, ou quase, a anunciar quase 300 cv dfe potência, tracção integral e, muito provavelmente, tanta ou mais emoção que um Golf GTI!...