Depois da incerteza causada pelos problemas de software, a Volkswagen acaba de fixar nova data, para a chegada do seu novo modelo 100% elétrico, o ID.3, aos concessionários: Setembro de 2020. Ao que parece, já com todos as questões que obrigaram à suspensão da entrega das primeiras unidades, resolvidas.
O anúncio acaba de ser feito pela própria Volkswagen, isto numa altura em que, o próprio grupo automóvel alemão com o mesmo nome, atravessa, também, maior agitação interna. Cuja origem, referem algumas fontes, terá a ver, precisamente, nas dificuldades de lançamento deste novo e importante modelo 100% elétrico.
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No entanto e depois de um longo suspense, eis que a marca Volkswagen volta a fixar, de forma oficial, uma espécie de data, para entrega das primeiras unidades na Europa. Ao que tudo indica, com os famigerados problemas de software, já totalmente solucionados.
Recorde-se que a Volkswagen teve já a decorrer um período de pré-encomendas, durante o qual os clientes podiam reservar, mediante o pagamento de um valor simbólico, uma das primeiras unidades do modelo. Sendo que, a partir do próximo dia 17 de junho, os interessados poderão começar a encomendar uma unidade, diretamente nos concessionários da marca.
Aliás e a convidar a este passo, surge a certeza de que o Volkswagen ID.3 tem chegada prevista ao mercado, numa particularmente aliciante "1st Edition", da qual fará parte, desde logo, um motor elétrico de 204 cv de potência, acoplado ao eixo traseiro, e que, em conjunto com um pack de baterias de 58 kWh, permitirá autonomias entre os 300 e os 420 quilómetros.
Oitocentos euros mais barato que um Golf
Com uma produção limitada, à partida, a 30.000 unidades, todas elas, segundo o fabricante, já reservadas, a Volkswagen terá decidido, entretanto, desmultiplicar esta versão de lançamento, em três variantes - 1st Edition, 1st Edition Plus e 1st Edition Max - diferentes na composição do equipamento e, consequentemente, no preço. Cujo valor da variante mais luxuosa, deverá, ainda assim, ficar "abaixo dos 50.000 euros", na Alemanha, refere a Volkswagen.
Aliás, o previsível é que as primeiras unidades a chegar ao mercado, surjam apenas com os níveis de equipamento mais recheados, seguindo-se, só depois, as variantes mais acessíveis, com preços a começarem, à partida, nos 30.000 euros.
Seja como for, a Volkswagen garante, desde já, que o ID.3 será cerca de 800 euros mais barato, que a versão equivalente do Golf, a gasolina ou Diesel.
Várias potências, autonomias e capacidades de carregamento
Recorde-se que, ao contrário do e-Golf ou do e-Up!, dois modelos que não abdicam de motores de combustão, conjugados com motores elétricos, o ID.3 estreia uma nova plataforma, concebida especificamente para modelos elétricos. E que, no caso do novo modelo da Volkswagen, conta com motores elétricos que começam nos 187 cv potência, e packs de baterias a partir de 45 kWh. Neste caso, com autonomias que podem variar entre os 230 e os 330 quilómetros.
Igualmente disponível, uma segunda variante do motor elétrico mais potente de 204 cv, conjugado com um pack de baterias de 77 kWh, a permitir autonomias que variam entre os 390 e os 550 cv, sensivelmente.
Em termos de carregamento, tanto as versões intermédias, como as mais potentes, deverão suportar carregamentos rápidos até 100 kW, capacidade que deverá permitir recuperar energia suficiente para mais 290 quilómetros, em apenas meia horas ligado à tomada.
Nas versões de entrada, cuja capacidade máxima de carregamento não deverá ultrapassar os 50 kWh, esta funcionalidade será proposta como opção.
Já no final de 2019, a Volkswagen confirmou, ainda, estar a "ponderar seriamente" o lançamento de uma versão de alta performance do ID.3, baseado na mesma plataforma MEB, mas também equipado com um sistema de propulsão mais potente e um conjunto de baterias mais potente. Desenvolvidos, à partida, com base na experiência acumulada com o projeto ID.R racer.
Independentemente da potência, a marca alemã garante, desde já, que as baterias utilizadas no ID.3 manterão, pelo menos, 70% da sua capacidade, após oito anos ou 160.000 km de uso.