Está nas mãos do mercado. Volkswagen quer produzir um ID.3 Cabrio

A Volkswagen pretende construir uma variante Cabrio do seu ID.3, mas decidiu perguntar, primeiro, ao mercado. E até mostra imagens!

Naquilo que poderá ser considerado como uma espécie de sondagem de mercado, o CEO da Volkswagen Group, Herbert Diess, acaba de recorrer às redes sociais, com uma "singela" pergunta: e se o novo modelo 100% elétrico da Volkswagen, o ID.3, tivesse uma variante Cabrio, ou descapotável?

A "revelação" foi feita, pelo próprio Herbert Diess, através da sua conta de Twitter, com a publicação de um tweet. Em que o principal responsável do maior grupo automóvel europeu mostra, inclusivamente, um desenho daquilo que poderá ser o ID.3 Cabrio.

Nesta publicação, Diess não somente assume que "estamos a pensar num e-Convertible, talvez um #VWID3", como deixa a pergunta aos seus seguidores: "O que é que acham?".

https://twitter.com/Herbert_Diess/status/1366288978891182085

Demonstração de que o lançamento de um descapotável, com base no primeiro modelo da nova família de veículos 100% elétricos da Volkswagen, poderá ser bem mais do que uma hipótese, é o facto que, também o CEO da marca Volkswagen, Ralf Brandstätter, ter vindo a público falar sobre o tema - neste caso, com uma publicação na rede social Linkedin, em que o responsável defende a concretização do projecto, uma que "poderia trazer toda uma nova e extraordinária sensação de liberdade".

LEIA TAMBÉM
Volkswagen sem medos. Tesla é o alvo a abater, assume Diess

Aliás e também por esse motivo, acrescenta Brandstätter, a hipótese de um ID.3 Cabrio é "uma ideia muito tentadora", razão pela qual a Volkswagen estará já a avaliar a forma como esta hipótese poderá vir a tornar-se uma realidade.

Quanto ao modelo propriamente dito, o desenho revelado mostra que o projecto deverá seguir um caminho idêntico ao do já concretizado Volkswagen T-Roc Cabriolet, ou seja, o ID.3 adoptará uma configuração de apenas duas portas, até por questões de rigidez torcional. Isto, ao mesmo tempo que, na traseira, serão feitos pequenos ajustes ao desenho ostentado pela versão convencional.

Em declarações à britânica Autocar, o principal responsável pelas vendas da Volkswagen, Jurgen Stackmann, assumiu, igualmente, que o projecto pode vir a ver a luz do dia, salientando, mesmo, que o descapotável "será a expressão última da mobilidade emocional". Até porque, acrescentou, a Volkswagen não pretende tornar-se, com o seu programa de eletrificação, "uma marca fria e técnica".

Finalmente e ainda segundo a mesma publicação, caso o projecto do ID.3 Cabrio vá mesmo em frente, o mais certo é que o modelo só chegue aos concessionários com a apresentação da tradicional renovação a meio do ciclo de vida do modelo, ou seja, por volta de 2023.