A Volkswagen acaba de introduzir, na família ID.3, uma nova e mais barata versão do seu compacto elétrico, equipada com pack de baterias de apenas 45 kWh. Solução que vem tornar o Volkswagen ID.3 mais acessível, ainda que e pelo menos para já, só em Inglaterra.
Lançado no mercado europeu ainda durante o último ano de 2020, o Volkswagen ID.3 começou por chegar aos concessionários apenas nas motorizações mais potentes, mais equipadas, mas também mais caras. Estratégia assumida, de resto e desde o início, pela marca de Wolfsburgo, que também garantiu que, com o passar do tempo, não faltariam, igualmente, versões menos potentes e mais baratas.
Dando seguimento a esta promessa e depois da apresentação de uma versão de 58 kWh, a Volkswagen lança, agora, uma nova versão do ID.3, equipada com um pack de baterias de apenas 45 kWh, e a que deu o nome de Pure Performance. A qual, anunciando uma potência de 150 cv e 310 Nm de binário, promete, igualmente, uma autonomia mais reduzida, e que pode variar entre os 346 e os 350 km, dependendo do nível de equipamento.
Em termos de prestações, a marca alemã anuncia que esta nova versão é, ainda assim, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,9 segundos, como também, alcançar a mesma velocidade máxima dos restantes irmãos: 160 km/h.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID.3 – A revolução chegou a Portugal
Quanto ao carregamento das baterias, a informação oficial é de que este ID.3 seja capaz de repor entre 5 e 100% da capacidade, em sete horas e meia, desde que recorrendo a uma ligação de 7,2 kW. Sendo que o modelo também pode recuperar entre 5 e 80% da carga, em 31 minutos, bastando, para tal, que o utilizador recorra a uma tomada DC de carregamento rápido.
Falando de equipamento, o ID.3 City Pure performance surge, de série, com luzes dianteiras e traseiras em LED, sistema de infoentretenimento de 10", bancos dianteiros e volante aquecidos, limpa-pára-brisas automático, espelhos retrovisores com escurecimento automático e entradas USB-C.
A acrescentar a estes predicados, uma série de equipamentos de assistência à condução, como é o caso da assistência à manutenção na faixa de rodagem, alerta de colisão dianteira, sistema ativo de protecção de peões, Cruise Control adaptativo, além de sensores nos bancos dianteiros e traseiros.
Já o ID.3 Style Pure Performance, exibe jantes de design específico, faróis dianteiros LED Matrix interligados por uma fina faixa de luz, vidros e óculo traseiro escurecidos, sistema de iluminação interior com 30 cores, ar condicionado de duas zonas, câmara traseira e entrada sem chave.
A terminar, referir, apenas, que esta nova versão foi lançada, no entanto, apenas no mercado inglês, com preços que variam entre as 28,370 libras esterlinas (City), ou seja, perto de 33 mil euros, e as 32,470 libras esterlinas (Style), pouco mais de 37 mil euros. Valores que, acrescente-se, contabilizam já o apoio estatal aplicado.
No entanto, é expectável que esta nova versão do Volkswagen ID.3 venha a surgir, igualmente e em breve, noutros mercados europeus, entre os quais, Portugal.