De nome ID.2all. Volkswagen desvenda o ID com preço abaixo dos 25 mil euros

A Volkswagen confirmou o lançamento de um novo ID de entrada, de nome ID.2all, com chegada para 2025 e preço abaixo dos 25 mil euros.

Depois de vários rumores e notícias de fontes não-identificadas, a Volkswagen acaba de apresentar um novo modelo de entrada para a sua gama 100% elétrica, ID, de nome ID.2all. Que, embora para já apenas na forma de concept, deverá chegar ao mercado em 2025 e com um preço abaixo dos 25 mil euros!

Desvendado durante a Apresentação Anual de Resultados que decorreu esta quarta-feira, o futuro mais pequeno elemento da família exclusivamente elétrica da Volkswagen, ID, está a ser desenvolvido segundo algumas directrizes pré-definidas, entre as quais e segundo também revelou o fabricante, com um posicionamento, em termos de preço, abaixo dos 25 mil euros.

O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, junto ao novo ID.2all Concept
O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, junto ao novo ID.2all Concept

Desta forma, o modelo para já conhecido como ID.2all não apenas será mais acessível do que, por exemplo, o atual Polo, como oferecerá, neste caso graças à utilização da mais recente derivação da conhecida plataforma MEB, denominada Entry, uma habitabilidade ao nível da de um Golf.

LEIA TAMBÉM
15 de março. Volkswagen apresenta ID.2... ou será o ID.Golf?

Aliás e também fruto da plataforma, o ID.2all será o primeiro ID a beneficiar de tracção dianteira, ao mesmo tempo que e graças a dimensões exteriores que passam pelos 4,050 metros de comprimento, 1,812 metros de largura e 1,530 m de altura, além de uma distância entre eixos de 2,600 m, consegue oferecer uma capacidade de carga que poderá variar entre os 490 e os 1.330 litros.

Relativamente ao trem de força, a Volkswagen revelou que ID.2all recorrerá a uma configuração de um só motor elétrico, a debitar 226 cv de potência, e capaz de garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h em menos de 7 segundos e uma uma velocidade máxima de 160 km/h, sendo que, mesmo sem avançar qualquer dado sobre a bateria, o fabricante também garante que o modelo poderá cumprir até 450 km, valor WLTP, com uma só carga.

O ID.2all recorre à nova variante da conhecida plataforma para veículos elétricos MEB, denominada MEB Entry
O ID.2all recorre à nova variante da conhecida plataforma para veículos elétricos MEB, denominada MEB Entry

Estética: evolução na continuidade

Quanto ao aspecto exterior desvendado pelo concept, é perceptível uma evolução com base naquela que é a linguagem de design atualmente em vigor nos produtos de Wolfsburgo, com a frente a transmitir uma imagem levemente desportiva, na qual se destaca o já habitual filete de luz a interligar faróis com nova assinatura de luz, além de uma grelha fechada e de cor contrastante, assim como um pára-choques redesenhado, cujo vinco superior tem continuidade pelos pára-lamas.

Já nas laterais, nota para o pilar C a não esconder as semelhanças com o Golf, ao passo que, na traseira, uma só barra de luz a integrar não só os farolins, como o próprio símbolo da marca, acompanhada de um pára-choques generoso e cuja parte inferior acaba sendo quase toda preenchida pelo difusor de cor negra.

O ID.2all apresenta um habitáculo limpo, no qual se destacam os ecrãs digitais e o novo volante
O ID.2all apresenta um habitáculo limpo, no qual se destacam os ecrãs digitais e o novo volante

Igualmente exibido, foi o habitáculo, no qual se destaca não apenas um volante de novo design e com um número de reduzido de botões (um botão giratório, mais dois botões de pressão, em cada braço), sendo que, neste capítulo, a Volkswagen parece ter querido responder às queixas dos clientes, quanto aos botões tácteis, e até mesmo a meio dos comandos físicos e iluminados do sistema de ar condicionado, um pouco mais abaixo do ecrã central, surge um botão giratório, destinado a ajuste do nível de som.

Ainda no tablier de linhas limpas, dois ecrãs digitais a cores, o mais pequeno por detrás do volante e a servir de painel de instrumentos, enquanto, o maior, de 12,9", faz parte do sistema de infotainment e, além de ser táctil, é também o que a marca alemã designa de "auto-explicativo".

Com uma distância entre eixos de 2,6 metros, o ID.2all promete uma habitabilidade capaz de rivalizar com a do Golf
Com uma distância entre eixos de 2,6 metros, o ID.2all promete uma habitabilidade capaz de rivalizar com a do Golf

Apenas o primeiro de 10!

Ainda durante o mesmo evento, a Volkswagen revelou, ainda, que, este ID.2all, é apenas o primeiro de um total de 10 novos veículos elétricos que o fabricante tem previsto lançar até 2026.

Entretanto e ainda durante este ano de 2023, a marca deverá estrear a segunda geração do ID.3, o ID.Buzz com a maior distância entre eixos e a berlina ID.7.

Anunciado como o ID abaixo dos 25 mil euros, este novo ID.2all contará, no entanto, com um irmão ainda mais barato!
Anunciado como o ID com preço abaixo dos 25 mil euros, este novo Volkswagen ID.2all contará, no entanto, com um irmão ainda mais barato!

Já em 2026, deverá chegar um novo elétrico compacto a posicionar abaixo deste ID.2all, cujo preço deverá ficar abaixo dos 20.000€.