Se pensava que a ofensiva elétrica da Volkswagen não desceria abaixo do ID.3, engana-se! Isto porque, a marca de Wolfsburgo estará já a preparar o ID.2, pequeno crossover elétrico com um preço de referência abaixo dos 20 mil euros e que deverá chegar ao mercado em 2025.
A notícia é avançada pela britânica Autocar, acrescentando que o ID.2 será o primeiro Volkswagen 100% elétrico a ser baseado na nova plataforma MEB para propostas de entrada e com posicionamentos de preços mais acessíveis. E que, futuramente, será utilizada, também, pelas restantes marcas do grupo com modelos inseridos nesses segmentos.
Ainda segundo a mesma publicação, o Grupo Volkswagen tinha previsto lançar o primeiro modelo MEB de entrada, já em 2023, mas a intenção de colocar este modelo com preço abaixo dos 20 mil euros, terá obrigado a um atraso na intenção, para uma altura em que a procura por EVs será, previsivelmente, bem maior.
Com nova tecnologia de baterias
Quanto ao ID.2 propriamente dito, trata-se de um pequeno crossover, cujas dimensões deverão ser muito semelhantes às do T-Cross, ainda que e graças às vantagens resultantes da nova plataforma, de piso totalmente plano, a prometer mais espaço. Muito previsivelmente, com quotas idênticas às do R-Roc.
LEIA TAMBÉM
Chega em 2026. Project Trinity vai ser topo de gama elétrico da Volkswagen
Em termos de propulsão, a Autocar avança que a MEB Entry, como também é designada a futura plataforma para veículos elétricos pequenos, recorrerá a baterias de lítio-ferro-fosfato, solução que o grupo acredita poder ser 50% mais barata que as atuais células de energia, ainda que apresentando maiores limitações em termos de autonomia e capacidades de carregamento.
De resto, a plataforma poderá vir a adoptar packs de baterias entre os 30 e os 45 kWh, o que significa autonomias entre os 190 e os 290 quilómetros.
ID.2 (também) não será o EV de entrada
No entanto, a Autocar também salienta que as pretensões da Volkswagen, em termos de propostas de entrada de gama, não deverão terminar no ID.2, uma vez que o maior construtor automóvel europeu estará a ponderar, igualmente, o lançamento de um ainda mais pequeno ID.1. Proposta com dimensões idênticas às do Polo, mas cujo lançamento, refere a publicação, também estará dependente do crescimento da procura por elétricos destas dimensões, por parte do mercado.
Independentemente do lançamento, ou não, do ID.1, o ID.2 não deixará de desempenhar um papel determinante na afirmação da gama ID, da qual fazem já parte, além do estreante ID.3, o SUV ID.4, e respectiva versão mais desportiva, ID.4 GTX.
Entretanto, a marca alemã deu já a conhecer o SUV maior ID.6, cuja comercialização terá lugar apenas na China, ao mesmo tempo que prepara o desvendar do SUV-Coupé ID.5, ainda enquanto concept e na versão GTX, durante o próximo Salão Automóvel de Munique.
Finalmente, o ID Buzz MPV, também já conhecido como o 'Pão de Forma' do séc. XXI, assim como o seu equivalente comercial, têm apresentação prevista para 2022.