Para substituir o e-Up!. Volkswagen prepara citadino elétrico ID.1

Com o mercado a aguardar a chegada do ID.3, a Volkswagen prepara já o segundo elemento desta família, o citadino ID.1, pensado para substituir o e-Up!

Numa altura em que o mercado ainda aguarda a chegada do ID.3, a Volkswagen pensa já no elemento seguinte para esta nova família de veículos elétricos. Sendo que, as últimas informações, garantem que se trata de um pequeno citadino, a que será dado o nome de ID.1, e terá por missão substituir o e-Up!

A notícia é avançada pela britânica Car Magazine, acrescentando que o modelo, que já está a ser desenvolvido, tem, atualmente, o nome de código "e-Zzity".

Ainda de acordo com as mesmas informações, o futuro ID.1 apresentará, a exemplo do e-Up!, uma carroçaria de cinco portas, a qual não esconderá, em termos estéticos, as semelhanças com o ID.3. Sendo que, no futuro, poderá surgir ainda uma variante de aspecto mais aventureiro, que poderá exibir o nome de ID.1 Crozz, assim como uma variante mais comercial, denominada e-Roomzz.

LEIA TAMBÉM
VW ID.3 chega em setembro e custa 38 mil euros

De resto, o citadino 100% elétrico recorrerá à mesma plataforma do ID.3, conhecida como MEB, embora numa versão mais "simplificada", de forma a manter baixos os custos de produção e, consequentemente, o preço de venda ao público.

Aliás, inserido no mesmo princípio, surge o pack de baterias pensado para este ID.1, com capacidades que não deverão ultrapassar os 24 kWh e 36 kWh. Sendo que, com o pack mais potente, o citadino deverá anunciar uma autonomia a rondar os 298 quilómetros, ou seja, em linha com a autonomia anunciada por rivais como o Honda E ou o Mini Cooper Electric.

Ainda sobre este Volkswagen ID.1, a publicação avança que deverá ser dado a conhecer, ainda como concept, durante o ano de 2023, sendo que, a versão final de produção, só deverá chegar dois anos depois, ou seja, em 2025.

O ID.3 é apenas o primeiro de uma série de propostas 100% elétricas que a Volkswagen está a preparar
O ID.3 é apenas o primeiro de uma série de propostas 100% elétricas que a Volkswagen está a preparar

Questionado pela Car Magazine, o novo CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, não quis levantar muito o véu sobre o ID.1, admitindo apenas que "estamos, efectivamente, a trabalhar num BEV [Veículo Elétrico a Bateria] abaixo dos 20 mil euros, sendo que a ideia é que simplificar e reduzir as dimensões da plataforma MEB, de forma a reduzir os custos".

As informações reunidas pela publicação revelam ainda que a nova família de veículos elétricos da Volkswagen poderá vir a contar, ainda, com um segmento B elétrico, o ID.2, destinado a combater propostas como o Renault Zoe ou o Peugeot e-208.

No entanto e para já, as informações sobre este último modelo, são muito poucas.