Depois das dificuldades registadas no desenvolvimento do seu novo software para veículos elétricos, o Volkswagen Group anuncia agora a intenção de acelerar a transição para a Mobilidade Elétrica, mediante não apenas da reformulação da estratégia de software, como também de um novo investimento a cinco anos.
A decisão foi divulgada, através de comunicado, pela Administração do Conselho de Supervisão do maior grupo automóvel europeu, com a promessa, também, de uma reorganização da rede de produção, como forma de acelerar a transição para uma mobilidade mais limpa.
Contudo e segundo também noticia a Automotive News Europe, a empresa não especifica se a decisão agora comunicada será implementada através do plano já elaborado pelo ex-CEO Herbert Diess ou até mesmo se será a nova fábrica, que o grupo tem previsto construir em Wolfsburgo, num investimento de mais de dois mil milhões de euros, a produzir o primeiro modelo com o novo software.
Já o jornal alemão Handelsblatt, avança que, nesta última reunião do Conselho de Supervisão, estava igualmente previsto o debate acerca dos modelos que poderão vir a ser produzidos, tanto na fábrica alemã da Volkswagen em Hannover, unidade que poderá vir a ter de avançar para despedimentos, terminada que está a produção do Volkswagen Bus 6.1, como na unidade de Osnabrück, a qual poderá vir a receber um novo modelo da Porsche.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen vai deixar de vender veículos de combustão na Europa até 2035
No entanto e apesar destes receios, um porta-voz do Conselho dos Trabalhadores de Hannover, veio já afastar quaisquer receios de despedimento dos cerca de 1.000 trabalhadores da unidade de produção, garantindo que os empregos estão assegurados através de um acordo de empresa, que vigora até 2029. Pelo que, "haverá uma solução viável para Hanover", assegurou o mesmo porta-voz, em declarações reproduzidas pelo Handelsblatt.
AutoEuropa também à espera
De resto, vale a pena recordar que, também a portuguesa AutoEuropa, aguarda uma solução quanto ao seu futuro, já que, neste momento e depois do fim do MPV Sharan, está, de certa forma, refém de um só modelo, o T-Roc.
Entretanto, as expectativas são de que, ainda em 2023, seja anunciado o próximo modelo para produção na fábrica de Palmela, o qual até poderá ser a nova geração do pequeno SUV. O qual continua a registar bons níveis de procura nos mercados europeus, tudo apontando para que venha a ter sucessor, embora com substanciais novidades, por exemplo, em termos de motores.