Com chineses ao ataque. Volkswagen negoceia com Renault elétrico barato

Com as marcas chinesas a ameaçarem com veículos elétricos acessíveis, o Volkswagen Group conversa com a Renault sobre um EV abaixo de 20 000€

Numa altura em que as marcas chinesas ameaçam com veículos elétricos acessíveis, o maior fabricante automóvel europeu, o Volkswagen Group, mantém conversações com potenciais parceiros, entre os quais a rival Renault, com vista à cooperação no desenvolvimento de um carro elétrico por menos de 20 000€.

A notícia é avançada pelo jornal alemão Handelsblatt, garantindo que o Volkswagen Group está interessado numa parceria com outras empresas europeias, para desenvolvimento de uma nova plataforma capaz de tornar os veículos elétricos mais baratos e acessíveis para as massas.

Quanto às conversações com a rival Renault, "estão ainda numa fase muito embrionária", garante a publicação, que cita fontes não identificadas mas familiarizadas com o tema, acrescentando que o objectivo do construtor alemão passa por garantir uma capacidade de produção anual na ordem dos 200 000 a 250 000 veículos, distribuídos pelos diferentes parceiros.

O ID. 2all, aqui ao lado do CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, deverá antecipar o futuro Volkswagen elétrico por menos de 25 000 Euros
O ID. 2all, aqui ao lado do CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, deverá antecipar o futuro Volkswagen elétrico por menos de 25 000 Euros

Recorde-se que a Volkswagen anunciou, ainda em março, estar a desenvolver um novo veículo elétrico que deverá chegar ao mercado em 2025, com um preço abaixo dos 25 mil euros.

Este novo elétrico, recorda a Automotive News Europe, deverá ser capaz de fazer até 450 km com uma só carga, mas também recarregar entre 10 e 80 por cento da capacidade, em cerca de 20 minutos.

LEIA TAMBÉM
Claro como água. CEO admite que Volkswagen deixou de ser competitiva

A Volkswagen revelou, igualmente, estar a trabalhar num modelo ainda mais barato, com um preço abaixo dos 20 mil euros, embora tenha optado por não revelar mais informações sobre este último veículo.

Renault aposta no Twingo

Entretanto, também a Renault anunciou, em novembro último, a intenção de lançar uma nova geração do citadino Twingo, em 2026, desta feita, como proposta exclusivamente elétrica e, principalmente, com um preço abaixo dos 20 000 euros.

O futuro Renault Twingo será 100% elétrico e, não menos importante, ostentará um preço abaixo dos 20 000 Euros
O futuro Renault Twingo será 100% elétrico e, não menos importante, ostentará um preço abaixo dos 20 000 Euros

Uma primeira imagem deste futuro Twingo foi, de resto, mostrada, no Dia do Investidor da Ampere, a nova empresa do grupo francês responsável pelo desenvolvimento dos futuros automóveis 100% elétricos, também com o emblema do losango.

Europeus à procura de respostas

Recorde-se que, tanto o grupo Volkswagen, como o grupo Renault, procuram responder às "ameaças" vindas do Oriente e que resultam da intenção dos construtores automóveis chineses de disponibilizarem, também na Europa, veículos elétricos de preços mais acessíveis. Aproveitando não somente a sua maior capacidade de produção, como também as vantagens do fabrico em escala.

A Xpeng é uma das muitas marcas chinesas que já "ameaçou" com um elétrico abaixo dos 20 000 Euros
A Xpeng é uma das muitas marcas chinesas que já "ameaçou" com um elétrico abaixo dos 20 000 Euros

Segundo a empresa de análise e estudos de mercado JATO Dynamics, o preço médio de um veículo elétrico na Europa rondava, já na primeira metade de 2023, os 65 000 euros, ao passo que, na China, um veículo idêntico custava pouco mais de 31 000 euros.