Dando continuidade a uma prática há muito instaurada, o Volkswagen Group levou a cabo, esta manhã de terça-feira, à sua Conferência Anual, na qual deu a conhecer, não somente o impacto da pandemia de COVID-19 nas suas atividades em 2020, mas também tudo aquilo que tem previsto lançar, até ao final de 2021. E, acredite o leitor, não faltam novidades!
Incluída num documento com 371 páginas, esta ofensiva de produtos vem, assim, revelar, tudo aquilo que as diferentes marcas do Volkswagen Group têm vindo a preparar, para disponibilizar ao longo do presente ano de 2021. Muitos destes produtos já esperados; outros, uma verdadeira novidade.
Assim e começando pela marca Volkswagen, o documento agora dado a conhecer confirma o lançamento, ainda este ano, do ID.5, próximo modelo da nova família de veículos 100% elétricos da marca de Wolfsburgo, e que deverá chegar aos mercados europeus, juntamente com um novo "SUV Coupé compacto".
Ao que tudo indica, este novo SUV será a versão europeia do Nivus, proposta baseada na plataforma MQB, cujo lançamento no Velho Continente era já esperado, a partir do momento em que entre em produção na fábrica do grupo automóvel alemão, em Pamplona, Espanha.
Num ano em que é igualmente aguardado o facelift do Polo, confirmados estão ainda, embora apenas para o mercado gigante que é a China, o ID.4 Crozz e ID.4 X, além do ID.6. Sendo que, a pensar exclusivamente no não menos impressionante mercado da Índia, surge uma nova e diferente versão do Tiguan europeu.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen Nivus. Variante Coupé do T-Roc oficialmente apresentada
Finalmente e a pensar no mercado das Américas, o lançamento, ainda em 2021, do SUV compacto Taos, assim como do SUV médio Tarek, na Rússia.
Skoda centrada no Fabia e no Kushaq
Passando para a checa Skoda, no topo da agenda, ainda para 2021, está a nova geração do Fabia, e que deverá chegar aos mercados europeus em conjunto com a atualização a meio do ciclo de vida do SUV Kodiaq.
Já apontado à Índia, surge o pequeno crossover Kushaq, cuja apresentação está a apenas alguns dias de distância, sendo que, mesmo sem figurar no documento, aguardada é, igualmente, uma variante tipo Coupé GT, do elétrico Enyaq.
Porsche focada no Taycan Cross Turismo, mas não só...
Falando da Porsche, 2021 é o ano em que a marca de Züffenhausen direcciona grande parte das suas forças para o lançamento do seu segundo modelo 100% elétrico, o Taycan Cross Turismo. Ainda que, revela o documento, na bagagem esteja ainda uma "evolução de produto" na gama Macan e que passará, muito provavelmente, pelo lançamento da versão EV do SUV compacto.
Igualmente na calha, estão, contudo, outras versões "versáteis e desportivas" do icónico 911, das quais, faz prever o documento divulgado esta terça-feira, deverá fazer parte a há muito esperada variante Safari do modelo.
Audi na onda elétrica
A viver o impacto elétrico resultante do lançamento já realizado do primeiro Gran Turismo 100% elétrico a surgir no mercado, o e-tron GT, a Audi promete continuar por 2021 na mesma onda... elétrica, nomeadamente, com o lançamento do já aguardado Q4 e-tron, a que promete juntar-se, ainda, uma variante PHEV do novo Q5.
Ainda assim e curiosamente, o já anunciado Audi Q5 e-tron, versão 100% elétrica do SUV best-seller da marca de Ingolstadt, não consta do relatório de lançamentos do Volkswagen Group, para o ano em curso.
Bentley também com novidades, Lamborghini ao ralenti
Relativamente às marcas Bentley e Lamborghini, o documento do Volkswagen Group anuncia a intenção da marca britânica de Crewe de apresentar, ainda em 2021, a versão híbrida plug-in do seu SUV Bentayga, lado a lado com um novo modelo PHEV. Cuja identidade não é, no entanto, revelada, fazendo crer que poderá ser uma versão eletrificada do Continental, ou então do Flying Spur.
Já no caso da Lamborghini, um resto de ano bem mais descansado, já que, no documento, apenas é referido o lançamento, já realizado, do Huracán STO.
E, last but not least, a Bugatti...
A terminar, referência para a maior surpresa de todas, até porque, nos últimos tempos, muito se tem falado de uma possível ligação à Rimac - a Bugatti.
Segundo o documento hoje conhecido, a marca de Mölsheim não continuará a ver como param as modas, mas tem já luz verde para avançar com a criação de mais um novo elemento da cada vez maior família Chiron.
Com a identidade desta nova proposta ainda no segredo dos deueses, as declarações recentes da Bugatti, dando como fechada a era da conquista de recordes, fazem, no entanto, antever que, este novo Chiron, focar-se-á noutros domínios. Não estando de parte a possibilidade do modelo poder vir a contar com um roadster, ainda que o fabricante tenha já negado, de forma até repetida, a possibilidade de poder vir a cortar o tejadilho do Chiron.