Versões de cariz mais familiar, daquele que é o modelo mais icónico na oferta da Volkswagen, as versões Golf Variant e Golf Alltrack acabam de dar a conhecer mais alguns detalhes que marcam a sua personalidade. Isto, a par da confirmação do lançamento no mercado, já este mês de novembro!
Derivações daquela que é a oitava geração do Volkswagen Golf, cujas primeiras imagens oficiais surgiram em setembro, a nova carrinha Golf Variant apresenta-se, desde logo, 66 mm (2,6 m) mais comprida que a antecessora, o que lhe permite oferecer, igualmente, uma maior capacidade de carga: 1.642 litros.
A ajudar a uma, também, melhor habitabilidade, uma distância entre eixos aumentada face àquilo que era a realidade na geração ainda em comercialização, e que, entre outras vantagens, veio garantir mais 38 mm no espaço disponível para pernas.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen. Versões Variant e Alltrack reforçam gama Golf
Substancialmente diferente, é o ambiente no interior do habitáculo, com a carrinha alemã a trocar os botões convencionais e os displays analógicos, pelos ecrãs digitais, também no que ao painel de instrumentos diz respeito, além de vários comandos de toque.
De resto e ainda no domínio das tecnologias, a garantia, nestas versões, da presença, sem qualquer custo extra, de sistema de navegação com acesso a serviços por Internet. Com a Volkswagen a disponibilizar, ainda, embora como opcional pago à parte, um head-up display.
A Volkswagen Golf Variant será proposta, nos mercados europeus, em três versões - Base, Life, Style e R-Line -, ao passo que a Golf Alltrack será disponibilizada como uma única versão, equipada de série com sistema de tracção integral 4Motion, maior altura ao solo, e um look a condizer. Nomeadamente, pára-choques específicos e um interior personalizado.
Lá mais para a frente, a Volkswagen tem previsto oferecer, ainda, uma versão 'R' da carrinha Golf.
Diesel? Claro que há!
Falando de motores, tanto a Golf Variant, como a Golf Alltrack, surgirão, nos concessionários, com apenas três motorizações, uma a gasolina, electrificada, e dois Diesel.
Assim e para começar, um pequeno 1.0 eTSI de 110 cv, apoiado por um sistema Mild Hybrid de 48V, resume a oferta a gasolina, na fase de lançamento, ao passo que, a gasóleo, um 2.0 TDI, com dois níveis de potência: 115 e 150 cv.
Lá mais para a frente, a introdução de um outro bloco 1.0 TSI de 90 cv, além de um 1.5 TSI, com 130 e 150 cv. Bloco que, acrescente-se, dará ainda origem a mais duas motorizações Mild Hybrid, também elas com 130 e 150 cv.
Finalmente e como motorização específica para a versão Alltrack, um 2.0 TDI de 200 cv, conjugado com caixa automática DSG de dupla embraiagem e sete velocidades, além de um sistema de tracção integral 4Motion.
Ainda para este ano
Embora, para já, sem data certa de chegada aos concessionários, a previsão da Volkswagen é que a nova carrinha Golf venha a desembarcar nos principais mercados europeus, ainda durante o presente mês de novembro.
Quanto ao mercado português, o mais certo é que esta nova variante esteja disponível ainda antes do final do ano.