Motorização já disponível noutras marcas do grupo, a Volkswagen passa, agora, a disponibilizar a sua motorização a gás natural, TGI, também no novo Volkswagen Golf. Já disponível, de resto, para encomenda, com a variante carrinha a surgir ainda este mês.
Procurando diversificar a oferta em termos de motorizações, naquele que é um dos modelos mais icónicos da marca, a Volkswagen volta, agora, a tomar posição também no Gás Natural Comprimido, passando a disponibilizar o Golf, também com motorização TGI.
Basicamente a mesma motorização que é possível encontrar no novo Skoda Octavia G-Tec ou no recentemente apresentado Audi A3 G-Tron, esta nova versão do Golf recorre a um quatro cilindros 1.5 litros turbo, a anunciar 130 cv e 200 Nm de binário, disponível entre as 1.400 e 4.000 rpm.
Mais do que um mero bloco de injecção directa, equipado com um sistema de injecção da gasolina modificado, esta motorização tem ainda a novidade de funcionar segundo o ciclo de combustão Miller, mais adequado para o funcionamento a gás natural. Garantindo não só menores emissões de carbono, como mantém uma elevada eficiência, graças a um taxa de compressão de 12.5:1.
LEIA TAMBÉM
VW Golf GTE ou o melhor de dois mundos
O Volkswagen Golf TGI surge, ainda, equipado com um depósito de gás natural de 115 litros, capaz de garantir uma autonomia, já segundo a norma WLTP, a rondar os 400 quilómetros, sendo que, para que não fique parado na estrada, o modelo traz ainda um depósito de gasolina, com capacidade para 9 litros de combustível, e que funciona como reserva, para conseguir chegar ao posto de combustível para próximo.
De resto e quanto aos consumos, a Volkswagen avança que o Golf TGI gasta entre 4,1 e 4,3 kg de gás natural a cada 100 quilómetros, emitindo entre 117-111 g/km de CO2.
Assim e se tomarmos como ponto de partida, o preço de 1€, para cada quilo de Gás Natural Comprimido, poder-se-á dizer que o Volkswagen Golf TGI gasta entre 4,1 e 4,3€, a cada 100 quilómetros.
A terminar, referir apenas que o Golf TGI está já disponível para encomenda, na versão hachtback.
No entanto, a marca de Wolfsburgo tem previsto comercializar, igualmente, esta motorização na carrinha, que deverá chegar ainda este mês.