Mais uma vítima. Novo Volkswagen Golf chumba no teste do alce

A oitava geração do Volkswagen Golf é mais uma das vítimas do famoso teste do alce, que procura avaliar o comportamento em manobras evasivas.

A oitava geração do Volkswagen Golf é mais uma das vítimas do famoso teste do alce, que procura avaliar o comportamento de um automóvel em manobras evasivas. Uma excessiva subviragem foi a responsável por este resultado considerado pouco satisfatório.

O teste do alce é um dos ensaios mais complicados para os novos automóveis porque revela o seu comportamento em manobras evasivas extremas.

Todos os aspetos contam neste ensaio, desde a afinação da suspensão e da direção até aos pneus e à destreza do piloto, e fazem a diferença entre passar ou chumbar no teste.

Muitos modelos foram vítimas deste teste ao longo dos anos. Um dos casos mais conhecidos terá sido o teste do alce da primeira geração do Mercedes-Benz Classe A, que obrigou mesmo a marca alemã a equipar de série aquele modelo o programa eletrónico de estabilidade (ESP), mas outros modelos também acabaram por não passar.

LEIA TAMBÉM
Teste do Alce. Carrinhas VW Passat e Skoda Superb vítimas das dimensões e peso

O mais recente modelo a falhar o teste organizado pela publicação espanhola km77 foi o Volkswagen Golf Mk8, para surpresa de muitos, começando pelos responsáveis da marca de Wolfsburg.

Comportamento subvirador

Equipado com pneus Bridgestone Turanza T005, o Golf apresentou um comportamento subvirador e não conseguiu regressar à sua faixa a uma velocidade de 77 km/h, acabando por acertar nos cones.

Na verdade, o piloto teve de diminuir a velocidade para os 69 km/h para conseguir recuperar a trajetória do Golf, mas o resultado foi considerado pouco satisfatório para um veículo desta categoria. O resultado do Golf VIII foi pior do que o obtido pela geração anterior em 2017.

Novo Volkswagen Golf só conseguiu efetuar as manobras a uma velocidade de 69 km/h
Novo Volkswagen Golf só conseguiu efetuar as manobras a uma velocidade de 69 km/h

Não obstante, o seu comportamento foi ligeiramente melhor do que o do Mercedes-Benz GLA, testado alguns meses antes. Igualmente equipado com pneus Bridgestone Turanza 005 conseguiu executar a manobra a uma velocidade de apenas 66 km/h.

O resultado não foi tão mau como o do irmão maior do Golf, o novo Volkswagen Passat, na versão híbrida plug-in GTE, ou o do seu primo checo, Skoda Superb IV, que não conseguiram passar os cones devido a uma excessiva sobreviragem.

O SUV compacto Toyota RAV4 também quase capotou durante o teste realizado no outono do ano passado, enquanto dois dos seus maiores concorrentes, o Nissan Qashqai e o Kia Sorento, passaram.

https://youtu.be/A7x1n3kDuAY