A oitava geração do Volkswagen Golf é mais uma das vítimas do famoso teste do alce, que procura avaliar o comportamento de um automóvel em manobras evasivas. Uma excessiva subviragem foi a responsável por este resultado considerado pouco satisfatório.
O teste do alce é um dos ensaios mais complicados para os novos automóveis porque revela o seu comportamento em manobras evasivas extremas.
Todos os aspetos contam neste ensaio, desde a afinação da suspensão e da direção até aos pneus e à destreza do piloto, e fazem a diferença entre passar ou chumbar no teste.
Muitos modelos foram vítimas deste teste ao longo dos anos. Um dos casos mais conhecidos terá sido o teste do alce da primeira geração do Mercedes-Benz Classe A, que obrigou mesmo a marca alemã a equipar de série aquele modelo o programa eletrónico de estabilidade (ESP), mas outros modelos também acabaram por não passar.
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O mais recente modelo a falhar o teste organizado pela publicação espanhola km77 foi o Volkswagen Golf Mk8, para surpresa de muitos, começando pelos responsáveis da marca de Wolfsburg.
Comportamento subvirador
Equipado com pneus Bridgestone Turanza T005, o Golf apresentou um comportamento subvirador e não conseguiu regressar à sua faixa a uma velocidade de 77 km/h, acabando por acertar nos cones.
Na verdade, o piloto teve de diminuir a velocidade para os 69 km/h para conseguir recuperar a trajetória do Golf, mas o resultado foi considerado pouco satisfatório para um veículo desta categoria. O resultado do Golf VIII foi pior do que o obtido pela geração anterior em 2017.
Não obstante, o seu comportamento foi ligeiramente melhor do que o do Mercedes-Benz GLA, testado alguns meses antes. Igualmente equipado com pneus Bridgestone Turanza 005 conseguiu executar a manobra a uma velocidade de apenas 66 km/h.
O resultado não foi tão mau como o do irmão maior do Golf, o novo Volkswagen Passat, na versão híbrida plug-in GTE, ou o do seu primo checo, Skoda Superb IV, que não conseguiram passar os cones devido a uma excessiva sobreviragem.
O SUV compacto Toyota RAV4 também quase capotou durante o teste realizado no outono do ano passado, enquanto dois dos seus maiores concorrentes, o Nissan Qashqai e o Kia Sorento, passaram.