Volkswagen Golf usa limitador de rotações para baixar emissões

Volkswagen introduziu um sistema de limitação de rotações do motor do novo Golf com caixa de velocidades manual para diminuir as emissões.

A Volkswagen introduziu um sistema de limitação de rotações do motor do novo Golf com caixa de velocidades manual para diminuir as emissões de dióxido de azoto.

Com o objetivo de reduzir as emissões, a Volkswagen introduziu um limitador de rotações no novo Golf equipado com caixa manual de seis velocidades.

De acordo com Douglas Skorupski, diretor de estratégia de linhas motrizes da Volkswagen of America, este sistema permite reduzir as emissões de óxido de azoto (NOx) dos automóveis.

"À medida que se levanta o pé do acelerador, o que se está a fazer é a impedir a entrada de uma grande quantidade de ar na câmara de combustão sem qualquer combustível", explicou o responsável aos nossos colegas da Autoweek.

"Se o ar for eliminado dessa forma, quando se volta a carregar no acelerador, irá criar uma mistura mais pobre, com uma taxa superior de ar combustível superior a 14.7:1, que produz NOx", adianta.

"Ao atrasar o corte de combustível no cilindro, conseguimos obter algum combustível com ar para manter a mistura correta e evitar a mistura pobre, impedindo a produção de NOx", conclui Douglas Skorupski.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen GolF VIII GTI desvendado. E não vem sozinho!…

O limitador de rotações não foi introduzido apenas no Volkswagen Golf. Muitos automóveis modernos estão equipados com aceleradores eletrónicos que permitem um melhor controlo por parte do conversor catalítico da melhor taxa de ar e combustível e uma melhoria no controlo do acelerador.

Apesar de poder ser intrusiva e de condicionar a rotação do motor, esta tecnologia tem a vantagem de ter um efeito ambiental positivo, embora possa parecer marginal.