A Volkswagen poderá vir a lançar uma versão do Golf R ainda com mais potência. Essa versão já está contemplada no manual do proprietário dos modelos de performance do Golf. Será o Golf R Plus, com 333 cv?
Um documento interno da Volkswagen, divulgado na Internet, revela a potência das potências de todos os modelos de performance do Golf: GTI, GTI TCR, GTD e GTE. Todos estes modelos de dois volumes já foram revelados e apresentam os mesmos valores do documento, com exceção do Golf TCR.
A lista acrescenta mais uma versão do Golf, a topo de gama desportiva R, com 245 kW (333 cv). Todavia, quando foi apresentado oficialmente no início de novembro de 2020, a marca anuncia uma potência de 235 kW (319 cv) para o motor 2.0 TSI. O que terá acontecido a esses 10 kW (14 cv)?
O Youtuber volkswizard parece ter decifrado o mistério. Num teste realizado com o Golf GTI teve acesso ao manual do proprietário (edição 07.2020).
No final do documento notou que os motores disponíveis no Golf Mk8 eram todos os mencionados, incluindo o de 245 kW e 420 Nm do Golf R. A mesma potência está disponível nos novos Tiguan R e Arteon R.
LEIA TAMBÉM
Com mais potência e modo Drift. Volkswagen apresenta novo Golf R
Existe uma outra variante do motor 2.0 TSI no manual do proprietário, com o nome de código "DNFF", com uma potência de 245 kW (333 cv). É o mesmo valor do documento interno do ano passado. Isso indicia que ainda poderá surgir o prometido Golf R Plus.
Vem aí o Golf R Plus?
A Volkswagen tem vindo a planear uma versão mais potente do Golf R desde 2014, quando apresentou o protótipo R400 no Salão Automóvel de Pequim. Entretanto deveria ter sido lançada uma versão R420 na segunda metade do ciclo de vida do Mk7.
Todavia, isso nunca aconteceu. Para o Mk8 correu um rumor que a Volkswagen queria utilizar um motor de cinco cilindros em linha da Audi, mas esta última recusou partilhar o seu 2.5 TFSI.
O Golf R Plus ainda poderá ver a luz do dia, mas equipado com um motor mais pequeno de quatro cilindros, que disponibiliza os mesmos 333 cv de potência e 420 Nm de binário do Golf R "normal". Resta saber se será uma nova versão da gama ou uma série especial.