A Volkswagen acaba de lançar em Portugal a mais radical das versões Golf, denominada apenas e só 'R'. A qual, anunciando uma potência de 320 cv, além da possibilidade de contar com dois novos modos de condução - Special, ou Nürburgring, e Drift -, promete estabelecer padrões de topo, no domínio das prestações e desempenho.
Tradicionalmente a versão mais potente da gama, o que faz com também seja a mais vendida na Europa, o Volkswagen Golf R anuncia-se, desde logo, com design e equipamentos exclusivos, como é o caso da tracção às quatro rodas, proposta de série, e que lhe permitem assumir-se como uma proposta extremamente dinâmica.
A acentuar tal ambição e no caso específico desta nova geração, a introdução de um novo sistema de tracção integral 4MOTION com nova tecnologia de vectorização de binário R Performance. A qual, assegura a Volkswagen, ao surgir conectada através das configurações de dinâmica do veículo, permite uma nova dimensão desportiva.
O pacote R-Performance
Aliás e para quem pretender ainda mais emoção, a marca alemã disponibiliza um opcional pacote R-Performance. O qual, além de aumentar a velocidade máxima para 270 km/h, inclui, ainda e termos de aerodinâmica e desempenho, spoiler traseiro maior para um downforce extra neste eixo, jantes de 19 polegadas com design Estoril e dois perfis de condução adicionais: 'Special' (modo Nürburgring) e 'Drift'. Cuja seleção é feita directamente no volante, pressionando o botão 'R' aí existente.
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Ainda sobre este último perfil de condução, 'Drift', a Volkswagen garante que explora ainda mais o potencial de vectorização de binário, tornando o veículo o mais neutro possível. Isto, graças ao direccionar o máximo de binário possível para a roda localizada na parte exterior da curva, mas também à própria capacidade de distribuição variável de binário, entre os eixos e entre as rodas, de forma individual.
Quanto o Controlo de Estabilidade (ESC), é, neste modo, automaticamente engrenado na função 'Sport', levando os componentes electrónicos de controlo do Golf R a entrarem em acção apenas numa etapa mais avançada. Sendo que o ESC também pode ser totalmente desligado, abrindo não apenas a possibilidade a todo o tipo de drifts, mas também colocando toda a responsabilidade nas mãos do condutor.
"O nosso objetivo com o Golf R era tornar as suas características de condução o mais neutras possível", comenta o engenheiro responsável pelo Golf R, Jonas Thielebein, acrescentando que, "em outras palavras, queremos garantir que as reações de subviragem a sobreviragem sejam controladas da forma mais simples possível, em todos os momentos".
De resto e sobre o novo diferencial, o mesmo responsável assegura que "o controlo seletivo de binário nas rodas permite que o condutor leve o carro a novos limites. Mesmo em altas velocidades, o comportamento do veículo permanece o mais neutro possível".
A partir de 56 mil euros
Já disponível em Portugal, o Volkswagen Golf R está disponível por preços a partir de 56.780 Euros