Com mais potência e modo Drift. Volkswagen apresenta novo Golf R

Depois do GTI, a Volkswagen acaba de dar apresentar o patamar acima: o Volkswagen Golf R. Com mais potência, feeling e modos Drift e Special!

Depois do GTI, a Volkswagen acaba de dar apresentar o patamar acima: o Volkswagen Golf R. Uma nova geração que chega com mais potência, feeling ainda mais desportivo, além de dois surpreendentes modos Drift e Special!

Recriado naquela que é a oitava geração do Golf, o novo Volkswagen Golf R, que passa a ser, igualmente, o mais potente Golf de sempre, vem, assim, colocar ainda mais alta a fasquia estabelecida, tanto o GTI, como o GTI Clubsport. Suplantando não somente em potência, mas também e principalmente, promete a Volkswagen, no divertimento ao volante!

Mas, vamos a factos: recorrendo a uma nova geração do conhecido quatro cilindros 2.0 litros TSI, também conhecido pelo nome de código EA888 evo4, o novo Golf R apresenta-se com uma potência de 320 cv e um binário máximo de 420 Nm, argumentos encaminhados para as rodas através de uma transmissão automática de dupla embraiagem DSG de sete velocidades, com o apoio de um sistema de tracção integral de nova geração 4Motion. Sendo que, a ajudar ao aproveitamento total destes predicados, a presença, igualmente, do novo sistema 'R-Performance Torque Vectoring'.

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Esta nova tecnologia permite não somente enviar até 100% da potência para o eixo traseiro, como e aí é que está a principal novidade, direccionar a totalidade da força produzida, para uma só roda traseira. Solução que permite contrariar, de forma ainda mais eficaz, a subviragem, ao mesmo tempo que ajuda a disponibilizar um inovador modo Drift, pela primeira vez no Golf R.

Igualmente a ajudar à eficácia, a opção por uma suspensão adaptativa (de série), molas 10% mais rígidas e apoios específicos no eixo dianteiro, tudo a contribuir, igualmente, para uma redução na distância ao solo, em 20 mm, face ao Golf convencional (5 mm relativamente ao Golf GTI), ao passo que, na direcção, a presença de um sistema de desmultiplicação progressiva, a acompanhar um set de travagem com pinças de alto rendimento e discos de 18" nas rodas dianteiras.

Um modo Special... para acelerar no Nürburgring

Passando à electrónica, destaque, natural, para o sistema de modos de condução com quatro perfis - Comfort, Sport, Race e o configurável Individual -, mas que, optando pelo opcional pack R-Performance, ganha de imediato mais dois modos de funcionamento: Special e Drift.

Sobre estes dois novos perfis, importa dizer que, o primeiro, trata-se de um setup especial, que, atuando sobre a resposta do motor, caixa de velocidades, direcção, ESC e suspensões, foi concebido, especificamente, para rodar no mítico Nürburgring.

Quanto ao já aqui referido modo Drift, trata-se de uma configuração que altera a resposta do Controlo de Estabilidade (ESC) e Controlo de Tracção, permitindo maior liberdade de atuação do eixo traseiro, de forma a fazer surgir a subviragem.

Vestido a rigor

A par de todos estes atributos técnicos e tecnológicos, o Volkswagen Golf R traz ainda uma "indumentária" a rigor e em consonância com as promessas de diversão, a começar pelo aspecto exterior.

Visual que, mesmo sem manifestações de exuberância, não deixa de optar por um kit de carroçaria específico, do qual fazem parte pára-choques específicos com entradas de ar de maiores dimensões, jantes de 19", estribos laterais, spoiler traseiro sobre o óculo traseiro e um difusor traseiro mais marcado e com quatro saídas de escape. As quais, opcionalmente, podem ser de origem Akrapovic, em titânio.

Passando ao interior, uma atmosfera igualmente muito própria, com detalhes específicos como é o caso das molduras a imitar carbono, novo volante desportivo, painel de instrumentos digital de 10,25", sistema multimédia de 10" com layout específico 'R' e bancos desportivos. Sendo que a tonalidade azul na iluminação, costuras e logotipo são, também, exclusivos desta versão.

Ainda sem preços... ou mercados

Embora apresentado, a Volkswagen ainda não divulgou quaisquer preços relacionados com este novo Golf R, que procura assumir-se como um rival directo de propostas como o Mercedes-AMG A45 S.

Por conhecer, ficam, também, os mercados onde este novo "brinquedo", com origem em Wolfsburgo, será comercializado. Ou até, se, por, exemplo, chegará ou não a Portugal...