No adeus à combustão. Volkswagen Golf ganha potência, autonomia EV… e ChatGPT

Prestes a fazer 50 anos, o Volkswagen Golf renovou-se no design, recuperou botões, mas também ganhou potência e maior autonomia elétrica.

Prestes a fazer a bonita idade de 50 anos, o Volkswagen Golf acaba de dar a conhecer a sua mais recente atualização… que também deverá ser a última, a combustão. E que surge marcada não apenas pelas novidades no design ou o regresso dos botões, mas também pela estreia do ChatGPT e um aumento, tanto da potência, como da autonomia elétrica (EV). Em esquecer o GTI!

Começando, precisamente, pela questão da potência e do aumento da autonomia elétrica oferecida nas versões híbridas plug-in, importa dizer que, o aumento conseguido pelo Volkswagen Golf em quase 70% na autonomia, resulta, em grande parte, da aplicação da solução já presente nos novos Tiguan e Passat.

Volkswagen Golf e-Hybrid
Volkswagen Golf e-Hybrid

Basicamente, tudo começa numa motorização híbrida plug-in eHvbrid a oferecer os mesmos 204 cv, a que se junta uma melhorada versão GTE com mais 27 cv (272 cv). Com ambas a beneficiarem do mesmo apoio fornecido por uma caixa DSG de seis velocidades, a enviar a potência apenas para as rodas dianteiras.

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Quanto à bateria que garante a autonomia elétrica, viu aumentada a sua capacidade de 10,6 para 19,7 kWh, assim como a potência máxima de carregamento de 3,6 para 11 kW, o que acabou contribuindo para que a condução em modo exclusivamente elétrico possa ser mantida por 100 km, ao invés dos 61 km anunciados até aqui.

Igualmente parte da oferta, dois híbridos simples, ambos baseados num quatro cilindros 1.5 TSI e com 116 e 150 cv de potência, a que a marca alemã atribui ainda uma caixa DSG de 7 velocidades (também haverá com caixa manual de seis velocidades, mas sem tecnologia híbrida) e tracção apenas dianteira, assim como a designação eTSI. Mas também dois blocos diesel 2.0 TDI, sem quaisquer alterações técnicas: um com 116 cv e caixa manual de seis velocidades, e um segundo, mais potente, com 150 cv e DSG de sete velocidades. Ambos exclusivamente com tracção dianteira.

Volkswagen Golf GTE
Volkswagen Golf GTE

Quanto ao Golf GTI, vê aumentada a sua potência de 245 para 265 cv, perdendo, no entanto, a caixa manual de seis velocidades; a partir de agora, só e apenas com DSG de sete velocidades. Ficando, no entanto, no ar, a possibilidade do GTI Clubsport ou do o Golf R, este último previsto tanto em hatchback como carrinha, além de com tracção integral, puderem vir a dispor de transmissão manual.

Para os fãs incondicionais da solução 4x4, prevista está igualmente a manutenção da versão 2.0 TSI 4Motion, embora com potência já aumentada de 201 para 204 cv.

Retoques estilísticos, mais botões… e ChatGPT

Passando às questões estéticas e funcionais, nota para o facto de, mesmo não se tratando de um carro totalmente novo, o agora apresentado Golf apresentar várias alterações estilísticas, desde logo, no exterior. Com destaque para os faróis, que recebem ligeiros retoques, e a que se junta um novo emblema VW iluminado a dividir o filete de luz que atravessa a secção frontal.

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI

No caso específico das versões mais básicas, a diminuição do tamanho da grelha dianteira inferior, permitindo ao pára-choques ganhar mais cor, ao passo que, nos GTE e GTI, a introdução de duas pequenas "garras" reviradas para dentro, em direcção ao centro da grelha tipo favo de mel. Sendo que, novas cores exteriores e jantes estão igualmente na "ementa".

Contudo, mais do que as questões estilísticas, eram, sim, a funcionalidade, decorrente da "guerra" aos botões físico, que causava celeuma no atual Golf Mk8. Razão pela qual reviu grande parte do habitáculo, substituindo muitos dos comandos tácteis por uns bem mais funcionais botões físico, instalando novos ecrãs (10,4" nas versões base, 12,9" nas versões superiores) com maior sensibilidade ao toque, renovando gráficos e estrutura do menu, e, até mesmo, introduzindo retroiluminação nos controlos deslizantes para a temperatura.

A par destas alterações e que levaram, igualmente, a uma reformulação do layout no ecrã central, destaque, ainda, para a introdução de um novo assistente de voz, que, pela primeira vez, conta com tecnologia ChatGTP.

O renovado interior do Volkswagen Golf
O renovado interior do Volkswagen Golf

Especificamente para o condutor, um painel de instrumentos digital de 10,2" também com novos gráficos, dos quais faz parte um modo "Clássico", além da funcionalidade que permite estacionar ou retirar o carro de um local de estacionamento, com recurso ao smartphone. 

Para "dentro de algumas semanas"

Finalmente e no que diz respeito à entrada em comercialização, a Volkswagen tem previsto introduzir este renovado Golf na Europa dentro de "algumas semanas", segundo pode ler-se no comunicado de apresentação do modelo, ainda que e para já, sem apontar uma data concreta. E, muito menos, preços.

Volkswagen Golf Variant
Volkswagen Golf Variant