Novo Volkswagen Golf vem acompanhado pelo Passat e Tiguan

De uma só vez, a Volkswagen apresentou em Portugal os novos Golf, Passat e Tiguan, tendo aproveitado para dar a conhecer os preços

De uma só vez, a Volkswagen apresentou em Portugal os novos Golf, Passat e Tiguan, tendo aproveitado para dar a conhecer os preços dos novos modelos. A marca vai fazer uma forte aposta nas versões híbridas-plug que receberam uma nova bateria com maior capacidade, permitindo aumentar a autonomia em modo elétrico até aos 120 km.

Aproveitando a comemoração dos 50 anos do já icónico Golf, a Volkswagen anunciou a comercialização não só da mais recente atualização deste modelo, mas também do Passat e do Tiguan.

Com mais de 37 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo nas suas oito gerações e terceiro automóvel mais vendido de todos os tempos, o Volkswagen Golf tornou-se numa das referências do segmento C. 

Na sua mais recente atualização, o Golf passa a contar com um logotipo iluminado na frente, um novo pára-choques dianteiro, uma nova posição do radar, luzes dianteiras com tecnologia IQ. Light LED Matrix, novo badge na lateral, cinco jantes novas, três cores novas da carroçaria, difusor traseiro sem design de escape.

No capítulo mecânico, o motor a gasolina 1.0 TSI desaparece da gama, sendo a entrada de gama assegurada pelo bloco 1.5 TSI de 115 cv, que também está disponível com tecnologia híbrida suave de 48V com 115 cv ou 150 cv. As versões desportivas recebem o bloco a gasolina 2.0 TSI, que desenvolve 265 cv no GTI, 300 cv no GTI Clubsport e 333 cv no R.

Botões fíisicos

O interior do Golf foi revisto, naquela que é a resposta da Volkswagen às muitas críticas relativas aos comandos táteis do anterior modelo. Entre as novidades destaque para o volante multifunções com teclas físicas, o touch slides retroiluminados para ajustar a temperatura do ar condicionado.

O Golf recebe ainda um novo sistema de informação e comunicação (MIB4) com ecrã tátil independente e assistente de voz IDA com ChatGPT.

O renovado Golf mantém as motorizações híbridas plug-in, que combinam um motor elétrico de 85 cv com um bloco a gasolina de 1,5 litros com 150 cv ou 177 cv, o que permite disponibilizar uma potência de 204 cv na versão eHybrid e de 272 cv na GTE. As variantes PHEV receberam uma nova bateria de 19,7 kWh, que oferece uma autonomia em modo elétrico de até 120 km.

A oferta diesel não acaba no Golf, cuja oferta assenta no conhecido bloco 2.0 TDI nos níveis de potência de 115 cv e 150 cv.

A gama Golf será proposta nos níveis de equipamento Golf, 50 anos, Style, R-Line, GTE, GTI, GTI Clubsport e R, com preços que vão dos 28 620 euros aos 62 145 euros.

Além do hatchback, a gama Golf inclui ainda a carroçaria Variant, a qual recebeu as mesmas alterações do modelo base, mas só tem quatro níveis de equipamento - Golf, Life, Style e R-Line - mas não tem qualquer motorização híbrida plug-in.

Novos Passat e Tiguan

Os novos Passat e Tiguan entraram nas suas nona e terceira gerações, respetivamente. O primeiro destes modelos cresceu cerca de cinco centímetros na distância entre-eixos, o que possibilitou um aumento da habitabilidade para os ocupantes dos lugares traseiros, assim como da capacidade da bagageira que oferece mais 140 litros face ao seu antecessor, variando entre os 690 e os 1920 litros.

Uma das apostas da marca para este modelo será a versão eHybrid, cuja linha motriz oferece uma potência combinada de 204 cv e a bateria de 19,7 kWh garante uma autonomia em modo elétrico superior a 120 quilómetros. A gama contará ainda com uma motorização 1.5 eTSi com 150 cv e duas diesel 2.0 TDi com 122 cv e 150 cv. A oferta contempla quatro níveis de equipamento: Passat, Business, Elegance e R-Line.

LEIA TAMBÉM
No adeus à combustão. Volkswagen Golf ganha potência, autonomia EV… e ChatGPT

Igualmente renovado foi o SUV compacto Tiguan, que se distingue pelo design desportivo e viu o seu comprimento exterior aumentar em dois centímetros. O design interior é semelhante ao do Passat, incluindo a localização do selector dos programas de condução na coluna da direção. A gama conta com quatro níveis de equipamento: Tiguan, Urban, Elegance e R-Line.