Garantia de diretor. Volkswagen Golf GTi elétrico chega em 2026

O Golf GTI elétrico vai começar a ser produzido em 2026, segundo revelou o próprio diretor de design da Volkswagen num post publicado

O Golf GTI elétrico vai começar a ser produzido em 2026, segundo revelou o próprio diretor de design da Volkswagen num post publicado numa rede social. A versão de produção tem um aspecto muito semelhante ao ID GTI Concept revelado no passado mês de setembro no Salão IAA Mobility de Munique.

O diretor de design da Volkswagen, Andreas Mindt, confirmou oficialmente que o novo GTI elétrico vai chegar ao mercado em 2026. O protótipo desde modelo, denominado ID GTI Concept, foi revelado oficialmente em Munique no passado mês de setembro no Salão IAA Mobility.

Num post publicado na rede social Instagram, o designer fez um breve resumo histórico da carreira do GTI, que começou em 1975 como uma edição limitada a 5000 unidades do Volkswagen Golf e que depois se tornou numa versão deste modelo, com mais de 2,8 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. "Em 2026, vamos lançar uma versão elétrica deste modelo icónico", escreveu Andreas Mindt.

Juntamente com o post partilhou um esboço comparando as semelhanças entre o Golf GTI da primeira geração e o veículo elétrico compacto. Apesar da Volkswagen ter confirmado em setembro que iria levar este modelo elétrico à produção, esta é a primeira vez que é avançada uma data concreta.

Versão quase de produção

Na altura, a Volkswagen descreveu o ID GTI como um protótipo que estava próximo daquilo que estava planeado para a versão de produção. Este veículo teve uma resposta muito positiva, graças ao seu aspeto e à promessa de elevadas prestações.

A marca de Wolfsburgo não adiantou detalhes quanto às caraterísticas técnicas, sendo de prever que seja mais potente que o ID 2all de produção, que terá 150 kW (231 cv). O ID GTI deverá chegar um pouco depois.

LEIA TAMBÉM
Claro como água. CEO admite que Volkswagen deixou de ser competitiva

O preço também não foi revelado, mas deverá ser superior aos 25 000 euros anunciados para a versão de entrada do ID 2all.