A Volkswagen acaba de apresentar a mais recente - e desportiva - versão do atual Golf VIII, o Volkswagen Golf GTI Clubsport. Proposta que, nesta nova geração, se anuncia não somente com substancialmente mais potência que o GTI "normal", como também com melhorias ao nível do chassis e a disponibilização de um diferencial eletromecânico.
Apresentado como um rival directo de hot-hatchs como o Honda Civic Type-R ou o até mesmo o Renault Mégane RS Trophy-R, o Volkswagen Golf GTI Clubsport passa, assim, a ser o Golf de sensações mais desportivas que é possível comprar, seja para um track day, ou para uma condução mais envolvente num qualquer trajecto de montanha; pelo menos, enquanto não chega o futuro Golf R!
A sustentar, desde logo, esta certeza, surge o motor escolhido para impulsionar este Clubsport, o já conhecido quatro cilindros 2,0 litros turbocomprimido a gasolina, embora aqui a debitar 300 cv de potência e 400 Nm de binário. De que forma? Graças à introdução de um intercooler de maiores dimensões, um novo turbocompressor e uma centralina recalibrada.
Finalmente e também a contribuir para prestações superiores às do GTI, das quais fazem parte uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6 segundos e uma velocidade máxima fixada nos eletronicamente nos 250 km/h, uma caixa automática DSG de sete velocidades, neste caso, com relações um pouco mais curtas, a enviar a potência exclusivamente para o eixo dianteiro, com a ajuda de um diferencial eletromecânico de deslizamento limitado, controlado eletronicamente.
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De resto e ainda no capítulo técnico, alterações, igualmente, na geometria das suspensões, a par de uma redução de 15 mm na altura ao solo, uma direcção mais directa e progressiva, além de um ABS e ESP menos intrusivos. Sendo que, este último, pode mesmo ser totalmente desligado.
Exibindo, no seu cartão de visita, una volta ao traçado alemão de Nürburgring em não mais que 7 minutos e 54 segundos, o Volkswagen Golf GTI Clubsport prefere, no entanto, não fazer alarde desse resultado, nomeadamente, na estética exterior. A qual mantém, inclusivamente, a barra vermelha a atravessar a frente e a ligar as duas ópticas, assim como as várias aplicações na mesma cor, soluções conhecidas do GTI.
Específico, ainda assim, o pára-choques dianteiro e de visual ainda mais agressivo, continuando nas saias laterais e no difusor traseiro, no qual se destacam as ponteiras de escape de maiores dimensões. Tudo isto, a juntar a um airelon traseiro de cor negra.
Finalmente e quanto ao interior do habitáculo, alterações ainda mais subtis, num ambiente do qual se destaca, como equipamento de série, o Digital Cockpit, sistema de infoentretenimento com navegação, carregador de smartphone por indução, pedais em metal, além de uns opcionais tapetes ArtVelours com pespontos de cor vermelha.
Portugal? É difícil...
Desvendado na plenitude, por conhecer fica, neste momento, apenas o momento, e o preço, a partir do qual o Volkswagen Golf GTI Clubsport estará disponível no mercado.
Contactada pela TURBO, fonte da SIVA, o importador da Volkswagen para Portugal, revelou, no entanto, que dificilmente o Golf GTI Clubsport virá para a Portugal.
Embora não deixando de manter a porta entreaberta a uma mudança de estratégia, a mesma fonte preferiu recordar que, antes de qualquer pensamento sobre o Clubsport, existe ainda a chegada do Golf GTI, em novembro, proposta, inquestionavelmente, com uma maior procura, no nosso País.