VW Golf GTE ou o melhor de dois mundos

O novo Volkswagen Golf GTE tem mais potência (245 cv) e a bateria assegura maior autonomia em modo 100% elétrico

Guiámos na Alemanha o novo Volkswagen Golf GTE que chega a Portugal em outubro com o preço a começar nos 41 mil euros. Para quem não "precisa" do GTI, porque dá prioridade aos consumos, a resposta é convincente: autonomia elétrica de 62 km e consumo médio (NEDC) de 1,7 L/100 km. O melhor de dois mundos é possível

A Volkswagen está a eletrificar toda a sua gama de modelos. Depois de revelar a "família" 100% elétrica (ID) anuncia agora uma estratégia de hibridização ambiciosa que tem início no Golf, seguindo duas vias distintas: por um lado, o recurso à tecnologia de 48 V (Mild Hybrid) tendo por base os motores de três cilindros (1.0 TSI e 1.5 TSI) e, por outro, propostas de carregamento externo (plug-in).

Elegância Golf com toda a tecnologia de última geração, incluindo os faróis "inteligentes"
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Na nova geração Golf a novidade é a existência não de uma mas de duas versões plug-in hybrid, sempre tendo por base o bloco a gasolina de 1,4 litros: eHybrid, que recebe um motor elétrico de 60 cv, enquanto o GTE utiliza um motor elétrico com 109 cv

Não disponível em Portugal, o eHybrid tem a mesma potência do anterior GTE (204 cv) mas não só o consumo elétrico é inferior (11,0 kWh) como a nova bateria de iões de lítio com 13kWh garante uma autonomia elétrica que pode chegar aos 80 km, enquanto o consumo combinado é de 1,2 litros/100 km, menos 0.7 litros do que no anterior GTE (ciclo NEDC). A velocidade máxima anunciada é de 220 Km/h e os 100 km/h são alcançados em 7,4 segundos.

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Convincente e eficaz

Em Portugal apenas estará disponível a versão GTE com 245 cv e 400 Nm de binário que aposta na dinâmica, como os números atestam: 6,7 segundos para a aceleração de 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 225 km/h. A bateria de 13 kWh garante uma autonomia elétrica (NEDC) de 62 km, precisando de 5 horas para ser carregada na totalidade quando utilizamos as tomadas caseiras de 2,3 kW e de 3h40m caso utilizemos os pontos de carregamento de 3,6 kW. Os dois modelos, que não suportam carregamentos rápidos, por razões que se prendem com a gestão térmica da bateria, efetuam o arranque sempre em modo 100% elétrico.

A bateria do Golf GTE não pode receber carregamentos rápidos. O tempo de carga varia entre 5 horas e 3h 40m
A bateria do Golf GTE não pode receber carregamentos rápidos. O tempo de carga varia entre 5 horas e 3h 40m

Para uma maior eficiência da condução, o módulo de gestão está ligado ao sistema de navegação que, ao detetar a aproximação a uma cidade aciona imediatamente o modo de condução 100% elétrica. Além de podermos reservar para a utilização urbana a percentagem de carga de bateria que desejarmos, outra particularidade do sistema reside na possibilidade de carregamento da bateria através do motor de combustão. A VW reconhece que do ponto de vista ambiental eestala não é a melhorsolução mas garante que decidiu manter esta funcionalidade a pedido dos clientes.

O interior beneficia da forte aposta da VW no domínio da digitalização, contando com todos os dispositivos mais evoluídos
O interior beneficia da forte aposta da VW no domínio da digitalização, contando com todos os dispositivos mais evoluídos

Num primeiro contacto de quase 250 km, que incluiu um trajeto de cidade, autoestrada e estradas nacionais, comprovámos a eficácia do novo GTE. No modo Sport a combinação da potência e torque dos motores elétrico e de combustão (245 cv e 400 Nm) resulta numa ampla disponibilidade e numa condução apaixonante. Depois, para aqueles que preferem otimizar a relação entre performances e economia a "resposta" é convincente, com um consumo combinado de 1,7 litros (38 g CO2/km), de acordo com o ciclo NEDC. Num trajeto de 115 km, maioritariamente em autoestrada (cerca de 75%) a uma velocidade de 120-130 km/h, verificámos um consumo de 4,2 L/100 km, mas a verdade é que não explorámos por completo a capacidade da bateria que ainda chegou com 21% da sua capacidade.

Posteriormente, num percurso de estrada, com a travessia de localidades, onde o sistema comutou automaticamente para o modo de condução 100% elétrico, então a média aproximou-se do 2,1 litros/100 km, um valor francamente bom.

O novo Golf GTE (245 cv) é lançado em Portugal em outubro, estando disponível uma versão base (40 992€) e uma proposta designada de GTE + que conta com mais equipamento, incluindo suspensão adaptativa e jantes de 18 polegadas, que custará 42 565€. Ou seja, em ambos os casos, no caso das empresas, é possível, depois da dedução do IVA, colocar o preço abaixo dos 35 mil euros, ou seja, no segundo escalão de Tributação Autónoma.