Numa altura em que os construtores procuram retomar a atividade perdida com a pandemia de coronavírus, a Volkswagen foi obrigada a interromper as entregas daquela que é a mais recente geração do Golf, devido a um problema de software. E que, apurou a TURBO, deverá manter as entregas de quaisquer unidades suspensas, pelo menos, até junho.
A situação começou por ser tornada pública através dos nossos companheiros da Autocar, após confirmação oficial da parte da Volkswagen: as entregas do novo Volkswagen Golf acabam de ser suspensas, devido a um problema de software no sistema de infotainment, que acaba afectando o normal funcionamento da chamada de emergência eCall.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen GolF VIII GTI desvendado. E não vem sozinho!…
"Na sequência de investigações internas levadas a cabo pela Volkswagen, chegou-se à conclusão que as unidades do Golf 8 poderão sofrer de problemas na transmissão de dados, não fiáveis, emitidos pelo software da unidade de controlo ou pela unidade de conectividade online (OCU3).Como resultado desta falha, o sistema de chamada de emergência eCall, poderá não funcionar", explicou, à publicação britânica, o fabricante alemão.
Recorde-se que o software em causa, legalmente obrigatório em todos os carros novos comercializados, a partir de 2018, na União Europeia, tem por objetivo chamar, de forma automática, em caso de acidente grave, os serviços de emergência.
Detectado este problema no Golf VIII, a Volkswagen garante ter "interrompido de imediato as entregas" do modelo, as quais só serão retomadas uma vez resolvido o problema e o modelo possa ser entregue em conformidade com parâmetros impostos por lei.
O Golf VIII em Portugal
Contactada pela TURBO, fonte do importador oficial da marca alemã para Portugal confirmou, igualmente, a situação, salientando, no entanto, que, embora o processo de entrega das primeiras unidades tenha já sido iniciado, o problema "deverá afectar menos de duas dezenas de carros".
De resto e a mesma fonte, a Volkswagen já possui, inclusivamente, uma solução para o problema, e que passa por "uma actualização de software". Mas que, neste momento, "tem ainda de ser aprovada pela entidade alemã responsável, a KDA. Algo que, a Volkswagen acredita que poderá ficar concluído até ao início de junho".
Quanto aos carros já entregues a clientes em Portugal, "existe a possibilidade dos seus donos nem sequer terem ir à oficina, já que a actualização de software talvez possa ser feita 'over the air', ou seja, remotadamente".
Uma questão de família
Igualmente afectada por este problema, foi a nova geração Skoda Octavia. E que, segundo também revelou a marca checa à Autocar, obrigou, igualmente, à interrupção das entregas do modelo, nos países da União Europeia, onde o processo já tinha começado.
Igualmente contactado pela TURBO, fonte da Skoda em Portugal assegurou que, tal não deverá afectar o mercado nacional, uma vez que "só temos previsto lançar o novo Octavia em Portugal, em Setembro. Data que já estava, de resto, definida, e que se mantém".
Assim, tudo aponta para que, quando o novo Octavia chegar, o problema já tenha sido resolvido.