Volkswagen Golf Country. Talvez não saiba, mas foi o avô do T-Roc

Nascido em 1990, o Golf Country foi uma das primeiras tentativas da Volkswagen de fazer um SUV para o segmento C. E também foi o avô do actual T-Roc.

Poucas pessoas o sabem, até porque são cada vez menos aqueles que dele se lembram: nascido no já distante ano de 1990, o Golf Country foi uma das primeiras tentativas da Volkswagen de fazer um SUV para o segmento C. Tendo ficado igualmente para a história, como uma espécie de avô do actual T-Roc.

Chegado ao mercado no início da década de 90 do século passado, a verdade é que a história do Volkswagen Golf Country começa um ano antes, mais precisamente, no Salão Automóvel de Genebra de 1989.

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Foi no evento suíço que a marca de Wolfsburgo decidiu apresentar um invulgar protótipo para a época, desenvolvido a partir do Golf MK2. E que, ostentando características offroad, adoptava o nome de Golf Montana.

Inesperadamente, ou não, o concept acabou recebendo óptimas críticas, tanto do público, como dos media, levando a Volkswagen a avançar com a sua produção. Dando, assim, origem a uma versão final praticamente sem alterações face ao protótipo, a não ser, no nome - ao invés de Montana, chamar-se-ia Country.

Em 1990, o Golf Country era aquilo que, de mais parecido, a Volkswagen tinha, com um offroad
Em 1990, o Golf Country era aquilo que, de mais parecido, a Volkswagen tinha, com um offroad

Fabricado pela austríaca Steyr, no mesmo local de onde saíam os Classe G, o Golf Country tornou-se, assim, o mais parecido a um offroad, que a Volkswagen podia então oferecer. Integrando, em si, praticamente tudo aquilo que era expectável num modelo com ambições offroad: além de uma estética mais aventureira, baseada na tradicional carroçaria compacta de cinco portas do Golf, o Country exibia ainda uma excelente altura ao solo (21 cm), protecções de carroçaria, carter e transmissão, assim como um portão traseiro com roda suplente montada exteriormente.

Já no interior, um habitáculo igual ao do Golf, à excepção da presença de uns bancos Recaro e de um volante diferente, ambos de aspecto mais desportivo.

Distinto no exterior, o Golf Country replicava o interior do Golf dito normal. À excepção, claro, do volante e bancos Recaro mais desportivos
Distinto no exterior, o Golf Country replicava o interior do Golf dito normal. À excepção, claro, do volante e bancos Recaro mais desportivos

Mais novidades, só mesmo no capítulo técnico, com o Golf Country a ostentar, de série, um sistema de tracção integral Syncro - solução que, aliás, o mesmo modelo havia estreado, três anos antes, em 1987, e que, sem qualquer possibilidade de bloqueamento do diferencial ou modos de condução, recorria a um sistema de acoplamento viscoso central para enviar até 48% da potência para o eixo traseiro.

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Finalmente e como propulsor, este modelo montava um quatro cilindros 1,8 litros de injecção direta e 98 cv de potência, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 12,3s. Mas também de atingir uma velocidade máxima anunciada de 155 km/h.

Recorrendo a uma tracção integral Syncro, o Golf Country conseguia enviar até 48% da potência, para as rodas traseiras

Deste Volkswagen Golf Country, apenas saíram da linha de montagem, um total de 7.735 unidades. Cinquenta das quais, equipadas com o mesmo 1.8 de 112 cv do Golf GTI de então, e que, fruto dessa diferença, adoptaram a denominação Wolfsburg Edition. Mas que acabaram destinadas apenas à equipa de engenheiros que esteve encarregue do projecto.

Quanto às restantes unidades, equipadas com o 1.8 de 98 cv, foram igualmente comercializadas em várias versões, a começar na versão base, passando pelo Country Chrompaket e Country Allroud, mas a verdade é que, de pouco ou nada serviram, em termos de comerciais - o Volkswagen Golf Country foi um fracasso comercial, motivo pelo qual só se produziu durante cerca de um ano, entre 1990 e 1991.

Apesar da audácia da proposta, o Volkswagen Golf Country revelou-se um fracasso comercial
Apesar da audácia da proposta, o Volkswagen Golf Country revelou-se um fracasso comercial

Muito provavelmente, culpa também do preço elevado, cerca de 30% mais alto que o de um Golf tradicional...