A versão mais desportiva do Golf, R, passa a ser a mais potente de sempre deste modelo da Volkswagen, oferecendo uma potência de 333 cv e permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
A Volkswagen continua a renovar toda a gama Golf e agora chegou a vez da versão mais potente da atualidade, cujo motor a gasolina de 2,0 litros passa a debitar uns impressionantes 333 cv entre as 5600 e as 6500 rpm, mais 13 cv do que anteriormente, e um binário máximo de 420 Nm entre as 2100 e 5500 rpm. Esta linha cinemática permite à versão mais desportiva do hatchback alemão acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos.
O comportamento dinâmico é ainda melhorado no perfil de condução Race – que pode ser ativado através do botão azul R à esquerda no volante, no sistema de informação e comunicação ou por controlo de voz.
Neste caso, o turbocompressor é pré condicionado para que a turbina seja mantida a uma velocidade mais elevada, mesmo quando se conduz com carga parcial, por exemplo, a uma velocidade constante. Como resultado, a entrega de potência é mais espontânea sempre que se volte a acelerar.
No modo Race, a válvula do acelerador também é aberta nas fases de ultrapassagem: se o condutor aliviar o acelerador antes de uma curva e voltar a acelerar depois do apex, pode sentir claramente o aumento mais rápido do binário do motor.
Frente redesenhada
O renovado Golf R é facilmente identificável pela secção frontal redesenhada, com novos faróis LED, um emblema Volkswagen que é agora iluminado pela primeira vez, novas cortinas de ar no para-choques, novos grupos de luzes traseiras LED e as novas jantes forjadas Warmenau de 19 polegadas disponíveis como opção.
LEIA TAMBÉM
Novo Volkswagen Golf vem acompanhado pelo Passat e Tiguan
Os novos detalhes no interior incluem um sistema de informação e comunicação de última geração com um ecrã visualmente independente de 12,9" e uma nova estrutura de menus.
Pacote Performance
O Golf R está disponível com o Pacote Performance, que possibilita uma velocidade máxima de 270 km em vez de 250 km/h, e oferece dois modos adicionais utilização em circuito: Drift e Especial.
Aquele último foi especificamente adaptado ao Nordschleife de Nürburgring. O downforce adicional é proporcionado por um spoiler maior no tejadilho através do qual o fluxo de ar é encaminhado.O Digital Cockpit Pro nas versões com o pacote Performance foi melhorado com um novo medidor G e um cronómetro de voltas por GPS.
As pré-vendas em toda a Europa começam em junho, coincidindo exatamente com o 50º aniversário do Golf. No mercado nacional, estará disponível a partir de 62 145 euros, embora este valor ainda não seja definitivo.