A Volkswagen vai ajudar 22.000 funcionários da fábrica de Wolfsburgo na transição para a nova era de produção de veículos elétricos. O objetivo é diminuir a ansiedade através da criação de espírito de grupo.
A Volkswagen está a pedir aos funcionários para participarem numa experiência de sala de escape com jogos colaborativos e puzzles para superarem a ansiedade relativa à segurança do emprego nesta fase de mudança da marca para a produção de automóveis elétricos.
A Volkswagen, que está a investir 89 mil milhões de euros em novas tecnologias até 2026, está a usar o projeto eMotionRoom na sua sede em Wolfsburgo para ajudar a adaptação de mais de 22.000 funcionários que passarão a estar afetos à produção de veículos elétricos.
O primeiro grupo de 1200 funcionários irá trabalhar no modelo elétrico ID3, que deverá começar a ser produzido em Wolfsburgo no segundo semestre deste ano.
"Este é um bloco de construção no processo de trazer os trabalhadores para o mundo da mobilidade elétrica", afirmou Gunnar Kilian, diretor de recursos humanos da Volkswagen, durante a apresentação da instalação, que foi co-desenhada e construída pelos funcionários.
"Para muitos será uma realidade totalmente nova o desaparecimento do motor de combustão e temos de formar as pessoas para o ambiente da alta voltagem".
Equipas de quatro
Em equipas de quatro, os funcionários têm de resolver enigmas à medida que avançam por espaços relacionados com a eletricidade e a tecnologia das baterias, passando de uma sala de 1860 para uma atual, assim como para cenários futuros que exigem conhecimentos técnicos para decifrar códigos e encontrar pistas em armários.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen Group reforça investimento para acelerar transição elétrica
Além do ID3, a Volkswagen pretende produzir pelo menos mais dois modelos elétricos no campus da sua sede até 2026, designadamente o novo Tiguan e um outro SUV. O último destina-se a substituir o projeto do carro elétrico Trinity, que o CEO Oliver Blume decidiu adiar dois anos devido a atrasos no software.
A Volkswagen vai investir 460 milhões de euros até ao início de 2025 para preparar a fábrica de Wolfsburgo para a produção de veículos elétricos.