Frota de Volkswagen ID Buzz autónomos inicia testes com passageiros

A Volkswagen vai realizar testes de condução autónoma com passageiros em Munique, com uma frota de veículos ID Buzz, os quais serão operados

A Volkswagen vai realizar testes de condução autónoma com passageiros em Munique, com uma frota de veículos ID Buzz, os quais serão operados pela MOIA, empresa especializada em serviços de mobilidade e partilha de viagens. 

A Volkswagen Veículos Comerciais vai dar início a um programa de testes em Munique com uma frota de protótipos de condução autónoma baseados no ID Buzz, os quais levarão passageiros a bordo.

Os ID Buzz estão equipados com um sistema de condução autónoma da empresa de tecnologia Mobileye.  Cada um dos veículos (que são classificados como veículos de nível 4 de acordo com a norma SAE), estará dotado com câmaras, radar e tecnologia lidar. Durante a fase de testes, todos os veículos vão estar sempre ocupados por condutores humanos em permanência. 

O modelo de maior capacidade oferece espaço para quatro passageiros e pode ser produzido em grandes quantidades quando estiver para a produção em série, a fim de satisfazer as crescentes necessidades de mobilidade e transporte.

Os testes serão efetuados em estradas públicas no âmbito do projeto do fornecedor de viagens partilhadas MOIA, empresa do grupo alemão especializada nesta atividade e que já transportou mais de 8,5 milhões de passageiros desde 2019.

Testes também nos Estados Unidos

Além da Alemanha, o programa de testes da Volkswagen também foi lançado em paralelo em Austin, no Texas, representando um novo passo na investigação da tecnologia de condução autónoma do construtor de Wolfsburgo.

O Volkswagen Group of América (VWGoA) irá liderar a estratégia e o desenvolvimento empresarial nos Estados Undidos. Para o efeito criou uma subsidiária denominada Volkswagen ADMT, LLC para apoiar o lançamento do programa de veículos autónomos com equipas em Belmont, Califórnia e Austin, Texas.

LEIA TAMBÉM
VW: Moia EV será o primeiro modelo com tecnologia da Aurora

Contrariamente ao que sucede na Alemanha, onde a MOIA será a primeira a utilizar veículos autónomos, a Volkswagen, no futuro, não vai explorar autonomamente os serviços de condução autónoma nos Estados Unidos, mas através de empresas do sector da mobilidade e dos transportes.