Mais do que os bons resultados financeiros do maior grupo automóvel alemão, a Conferência Anual do Volkswagen Group acabou trazendo grandes novidades em termos de produto. A começar, no futuro ID dos 25 mil euros, o ID.2all, mas que, afinal, terá um "irmão" EV ainda mais barato, abaixo dos 20 mil euros!
A revelação deste novo modelo de entrada de gama, cujo preço, promete a marca alemã, ficará abaixo dos 20 mil euros, foi feita, de resto, na mesma ocasião em que a Volkswagen deu a conhecer o ID.2all - também ele um compacto 100% elétrico, com dimensões a rivalizarem com as do Golf, e cujo preço, uma vez chegado ao mercado, não deverá ultrapassar os 25 mil euros.
Contudo e se este valor já era um claro avanço face àquilo que são, atualmente, os preços dos veículos elétricos (é certo que só chegará em 2027, mas, ainda assim...), a verdade é que a Volkswagen promete não ficar aqui. Pelo contrário, anunciou um segundo modelo, também elétrico e destinado à família ID, ainda mais barato; neste caso, com um preço abaixo dos 20 mil euros!
"Apesar de todos os desafios inerentes, a Volkswagen está a trabalhar, igualmente, num automóvel elétrico cujo preço ficará abaixo dos 20.000 euros", pode ler-se no comunicado divulgado pelo fabricante e que tem como protagonista principal o ID.2all.
Ainda sobre este novo modelo, do qual apenas existe, para já, o esboço que aqui reproduzimos, as expectativas são de que possa surgir no mercado em 2026. Sendo que, a ajudar ao "preço-canhão", surge a possibilidade de vir a ser comercializado, não apenas com o logótipo da Volkswagen, como também com os de outras marcas do grupo, como a Skoda ou a Cupra.
Com a plataforma do ID.2all e as dimensões do Polo
Quanto aos aspectos técnicos, o mais certo é que, até por motivos de custos, este futuro modelo de entrada na gama ID venha a partilhar grande parte dos componentes com o já mais avançado ID.2all. A começar na plataforma MEB Entry, sinónimo, entre outros aspectos, de um elétrico de tracção dianteira.
LEIA TAMBÉM
De nome ID.2all. Volkswagen desvenda o ID com preço abaixo dos 25 mil euros
Quanto às dimensões e embora a Volkswagen nada tenha revelado sobre o tema, o mais certo é que o modelo venha a exibir medidas exteriores muito semelhantes à do atual Polo, ou, quiçá, ser até mais pequeno. Algo que não deixa de ser perfeitamente possível, face à melhor arrumação que a MEB Entry permite, face à MQB A0 utilizada pelo irmão a combustão.
Finalmente e no que diz respeito ao trem de força, as especulações apontam para que a opção seja algo muito parecido à solução estreada no concept ID.Life. Ou seja, um só motor a debitar qualquer coisa como 234 cv, apoiado numa mais acessível bateria de lítio e fosfato de aço (LFP) com uma capacidade a rondar os 57 kWh, mas também capaz de anunciar uma autonomia na ordem dos 400 km. Além de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em qualquer coisa como 7 segundos.