Em processo de transição para a Mobilidade Elétrica, nomeadamente, através do lançamento de toda uma nova família de elétricos, a Volkswagen não esquece, sequer, os clássicos. Motivo pelo qual tem vindo a recuperar alguns dos seus modelos mais icónicos, agora em modo EV, para os quais registou, inclusivamente, uma série de novas designações, de inspiração elétrica!
A tendência tem sido crescente, com a Volkswagen a somar, praticamente todos os meses, novas designações. Cuja aplicação se centra em modelos históricos, renascidos, agora, sob a égide da propulsão 100% elétrica, e que, por esse motivo, passam a ostentar também o prefixo 'e'.
O primeiro sinal foi, de resto, dado, em junho, altura em que a marca alemã decidiu registar a designação 'e-Samba'. Nome que, na altura e por ser apresentado no concept ID Buzz, chegou a ser apontado como a possível denominação da versão 100% elétrica, de uma futura "Pão de Forma", embora mantendo sempre o "nome de família" ID.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID. Buzz. "Pão de Forma séc. XXI" chega em 2022 vindo da Alemanha
Entretanto, apenas algumas semanas depois, a Volkswagen avançaria para o registo de mais quatro nomes, todos eles com prefixo 'e': e-Beetle, e-Golf Classic, e-Kübel e e-Karmann.
Sobre estes e embora nada ainda esteja oficializado, parece, desde já, certo, que, por exemplo, a designação e-Kübel, venha a ser aplicada numa possível versão 100% elétrica do famoso Kübelwagen. Um veículo militar ligeiro que ganhou fama durante a Segunda Guerra Mundial e que, inclusivamente, o anterior CEO da Volkswagen, Herbert Diess, chegou a afirmar, ainda em 2017, que gostaria de voltar a ver o modelo a circular. Embora, agora, na forma de uma proposta zero emissões.
No entanto e embora todos estes modelos façam parte da história da Volkswagen, não está, ainda, garantido, de que será a própria marca a desenvolver e comercializar estes clássicos renovados.
Pelo contrário e segundo alguns rumores, não estão totalmente colocada de parte a possibilidade destes clássicos reinventados poderem vir a ser produzidos pelo preparador alemão eClassics, sob a égide e beneplácito da Volkswagen. Até porque a empresa é já um especialista na conversão de veículos clássicos, em propostas elétricas, conforme, de resto, já demonstrou com as suas versões zero emissões do Carocha clássico e do Type 2.
No entanto e também segundo as últimas informações, todos estes clássicos 100% elétricos não deixarão de ser assistidos pela própria Volkswagen, nos seus concessionários oficiais, recorrendo a componentes oficiais.