Bye-bye, e-Golf. Volkswagen encerra produção para fabricar ID.3 em Dresden

O último Volkswagen e-Golf saiu da linha de montagem da Fábrica Transparente de Dresden na Alemanha, que passará a produzir o ID.3.

O último Volkswagen e-Golf saiu da linha de montagem da Fábrica Transparente de Dresden na Alemanha, que passará a produzir, já em janeiro, o ID.3.

Após uma produção total de 50.401 unidades, o último Volkswagen e-Golf deixou a linha de montagem da Fábrica Transparente em Dresden.

A partir do final janeiro, passará a ser construído neste complexo fabril o novo Volkswagen ID.3. Durante três semanas, a fábrica será preparada para receber este novo modelo elétrico.

"O fim da produção do e-Golf também é o início das preparações finais para o ID.3. Daqui a algumas semanas vamos abrir um novo capítulo na Fábrica Transparente", afirma Danny Auerswald, diretor da fábrica de Dresden da Volkswagen.

"Depois de Zwickau, esta é a segunda fábrica na Europa a produzir veículos baseados na nova linha motriz elétrica modular. A Volkswagen está, assim, a sublinhar a importância das fábricas da Saxónia na ofensiva elétrica do grupo".

A produção do Volkswagen e-Golf vai dar lugar ao novo ID.3

No início de 2021, a área de produção da Fábrica Transparente será convertida para cumprir os requisitos da plataforma modular elétrica (MEB).

As primeiras alterações para a produção do ID.3 já começaram no verão de 2020. Uma das sete estações, a do "casamento", onde a carroçaria e o chassis são soldados, foi adaptada. As alterações no inverno vão incluir a instalação de um sistema que permite a montagem do tecto panorâmico e a adaptação dos sistemas de ancoragem para a instalação do habitáculo e do sistema de bancos.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID.3 – A revolução chegou a Portugal

O Volkswagen e-Golf, recorde-se, foi lançado em 2014 e foi produzido na fábrica de Wolfsburgo até ao verão de 2020. A Fábrica Transparente começou a montar este modelo, em paralelo, em 2017 para responder ao aumento da procura. No total saíram 145.561 unidades das linhas de montagem destas duas fábricas alemãs.

Centro de Mobilidade do Futuro

Inaugurada em 2001, a Fábrica Transparente tem vindo a produzir vários modelos para as marcas do Grupo Volkswagen, incluindo o Volkswagen Phaeton (84.235 unidades entre 2001 e 2016), o Bentley Flying Spur (2186 unidades em 2005/2006 e 2013/2014) e o e-Golf (50.401 unidades entre 2017 e 2020). 

O lançamento do e-Golf também representou o realinhamento estratégico do Grupo Volkswagen como um "Centro de Mobilidade do Futuro". Novas áreas de negócio como "Incubador de Mobilidade do Futuro" - o programa de Start-up's da Volkswagen - e o "Campus de Mobilidade do Futuro" - um laboratório de aprendizagem para formação e aprendizagem -, a expansão das entregas de veículos e o campo de testes para a Produção 4.0, prepararam esta fábrica para o futuro.

Esta transformação de sucesso vai prosseguir com o início da produção do ID.3 no final de janeiro de 2021.