Depois do fim, tanto do Skoda Citigo, em 2020, como do Seat Mii, cerca de um ano depois, agora é a Volkswagen a confirmar, de forma oficial, a despedida, sem direito a substituto directo, do citadino up!. Também naquela que era sua versão elétrica e-up!.
A notícia foi inicialmente avançada pela britânica Autocar e, já esta quarta-feira, confirmada, de forma oficial, pela Volkswagen, acrescentando que a produção do pequeno citadino, na fábrica eslovaca de Bratislava, deverá ser definitivamente interrompida, ainda durante o último trimestre de 2023.
Assim e aos clientes que pretendam adquirir um up! ou e-up!, a marca alemã recomenda que contactem os importadores ou representantes locais, já que, neste momento, a oferta resume-se, única e exclusivamente, aos carros que se encontram em stock.
Recorde-se que o Volkswagen up! iniciou produção há cerca de 12 anos atrás, depois de ter sido apresentado como o sucessor do Fox.
Hoje em dia e enquanto último sobrevivente daquela que era a New Small Family (NSF) da marca alemã para o segmento A europeu, o up! era já o modelo mais antigo na oferta do fabricante.
LEIA TAMBÉM
Com preço e versões. Renovado Volkswagen Touareg já chegou a Portugal
Igualmente a ajudar a justificar o desaparecimento, as notícias segundo as quais a Volkswagen pretenderá entrar na corrida dos citadinos, mas com uma proposta exclusivamente elétrica, denominada ID.1. A qual será uma espécie alternativa mais pequena e barata, ao já confirmado ID.2.
De resto, a marca alemã fixou já 2033 como o ano a partir do qual passará a comercializar apenas veículos elétricos na Europa, tudo apontando para que, até esse momento, o já bem conhecido Polo se mantenha como o modelo de entrada de gama, na oferta do fabricante.
Bratislava ganha novos produtos
Quanto à fábrica de Bratislava, despede-se do up!, mas também prepara o início da produção de novas propostas como a futura geração Volkswagen Passat, a qual, prevista para 2024, existirá apenas no carrinha.
A par deste último, a fábrica eslovaca deverá ficar igualmente encarregue de produzir o próximo Skoda Superb, tanto na variante berlina, como carrinha.