A Volkswagen Veículos Comerciais vai introduzir alterações profundas na gama Crafter e já revelou os primeiros detalhes sobre a atualização técnica, designadamente ao nível do painel de bordo e dos sistemas de assistência à condução.
Após uma divulgação antes do tempo por parte do parceiro MAN Truck & Bus, a Volkswagen Veículos Comerciais revela primeiros detalhes acerca da renovada Crafter, que vai chegar no primeiro semestre de 2025.
Exteriormente, a nova Volkswagen Crafter vai receber uma ligeira atualização ao nível dos grupos óticos, grelha frontal e pára-choques. Mais extensa vai ser a renovação no habitáculo que irá contar com um painel de bordo totalmente revisto, o qual inclui, de série, um ecrã tátil de 10,3" - e em opção de 12,9" - do sistema de infoentretenimento, com base na mais recente matriz modular de infotainment (MIB) do Grupo Volkswagen.
O sistema Volkswagen apresenta um interface gráfico recém-desenvolvido e um menu de navegação autoexplicativo, a ser introduzido simultaneamente em outras viaturas da marca alemã como, por exemplo, o novo Passat.
Barras táteis iluminadas
O ecrã encontra-se dividido em duas barras táteis, permanentemente visíveis e com o ecrã inicial. À esquerda da barra superior do ecrã, existe um novo botão de acesso direto, que permite ao condutor abrir o menu principal com uma visão geral de todas as aplicações com apenas um clique.
Ao lado existe um botão para o novo Car Control Centre, que permite o acesso direto às funções mais importantes do veículo. O menu principal e o Car Control Centre estão sempre acessíveis, sem ser necessário fechar a aplicação ativa para facilitar a operação.
O novo ecrã inicial no centro combina o conteúdo das aplicações mais importantes em blocos de tamanhos diferentes; as aplicações podem ser configuradas individualmente.
A barra tátil inferior contém as funções de ar condicionado e aquecimento dos bancos e tem um botão "home", que permite ao condutor regressar ao ecrã central a qualquer momento. Ao contrário do Golf e do Caddy, as temperaturas e o volume de áudio passam a poder ser regulados através de barras deslizantes tácteis iluminadas. O Crafter também vai receber um novo sistema de controlo por voz online que responde a comandos de voz.
Novo painel digital
O novo Crafter também vai receber um painel de instrumentos digital, que vai ser de série. Através do botão "View" existente no novo volante multifunções, o condutor pode selecionar diferentes visualizações e, assim, adaptar individualmente este ecrã.
Para além dos ecrãs centrais, como a velocidade ou a autonomia, estão disponíveis muitos outros menus e ecrãs de informação - desde a navegação, telefone até à biblioteca multimédia. Estes são igualmente controlados através dos botões do novo volante multifunções.
O travão de estacionamento passa a ser elétrico, cujo interruptor stá localizado entre os painéis de instrumentos e o sistema de infoentretenimento. A alavanca de velocidades na versão de caixa automática, passou a ser um interrutor num satélite por detrás do volante, à semelhança do ID Buzz.
Os veículos com caixa de velocidades manual vão manter a alavanca de velocidades na consola central, enquanto os modelos Crafter com caixa de velocidades automática vão passar a ter um compartimento para bebidas nesse local.
Os comandos das funções de iluminação, os painéis de botões na área da consola central e todas as saídas de ar também foram redesenhados e recolocados. Em vez de tomadas USB-A, o novo Crafter dispõe de interfaces USB-C e de uma opção de carregamento indutivo para smartphones. Uma outra novidade é uma porta de carregamento USB-C no centro do friso superior do para-brisas. Esta interface permite o uso de dispositivos específicos do cliente na área do para-brisas sem que os cabos interfiram com o campo de visão.
Mais assistência à condução
A renovada Volkswagen Crafter vai receber novos sistemas de assistência à condução. Novidade absoluta e de série para veículos com peso bruto superior a 3,5 toneladas (N2): um sistema de informação de ângulo morto que alerta o condutor para peões e ciclistas ou condutores de scooters que se encontram no ângulo morto ao lado do Crafter quando circulam em trânsito urbano (0–30 km/h).
Igualmente e também de série para os modelos com mais de 3500 quilos é o sistema de informação de desaceleração (informa o condutor quando se desloca se há peões à frente do Crafter). Estes sistemas podem ser encomendados como opção para veículos com um peso bruto até 3,5 toneladas (N1).
A dotação de série irá compreender o Front Assist (Travagem de Emergência Autónoma, incluindo a deteção de ciclistas e peões), Lane Assist (sistema de manutenção na faixa de rodagem), Reconhecimento dinâmico de sinais de transito, um limitador de velocidade e Park Distance Control acústico para a zona traseira.
O Travel Assist estará disponível como opção para o Crafter pela primeira vez. Aqui, o Cruise Control Adaptativo ACC (aceleração e travagem automáticas) e o Lane Assist são fundidos num único sistema que aumenta a comodidade e a. segurança, especialmente em viagens longas, graças à orientação longitudinal e lateral assistida. Em combinação com o sistema Travel Assist, o sistema Emergency Assist (travagem automática e paragem completa na berma da estrada até à imobilização completa em caso de incapacitação do condutor) vai integrar a gama de assistências do Crafter.
Gama inalterada
A gama Crafter não terá alterações, continuando a estar disponível em vários derivativos, incluindo furgões fechados até às cabinas simples, com pesos brutos até 5500 kg. Os modelos será propostos em duas distâncias entre eixos (3,64 e 4,49 metros) e vários comprimentos totais (6,0 a 7,4 metros) e quatro alturas de tejadilho (2,4 a pouco menos de 3,0 metros).
LEIA TAMBÉM
Volkswagen inicia produção da e-Crafter na Polónia
A Volkswagen Crafter continuará a estar disponível com tração dianteira, traseira e integral. Além da caixa manual de seis velocidades e da caixa automática de oito velocidades para os modelos de tração dianteira e integral, será utilizada uma nova caixa automática de oito velocidades para as variantes com tração traseira.
Em termos de motorizações diesel, a oferta vai assentar no conhecido bloco de quatro cilindros e 2,0 litros, que será proposto em três níveis de potência: 140 cv, 163 cv e 177 cv.