Volkswagen já não fecha fábricas mas corta 35 mil empregos

O acordo entre a Volkswagen e os sindicatos conseguiu evitar o encerramento de fábricas, mas ainda serão eliminados cerca de 35 mil postos de trabalho até 2030.

O Grupo Volkswagen e o sindicato IG Metall chegaram a um acordo, após várias semanas de discussões acerca do futuro das operações da marca.

Este entendimento surge após uma batalha que dura desde setembro, momento em que milhares de trabalhadores avançaram para a greve, em protesto contra as ameaças de cortes salariais e de encerramento de fábricas.

O acordo ficou conhecido como “Zukunft Volkswagen” (Futuro da Volkswagen) e, apesar de já não incluir o encerramento de fábricas na Alemanha, prevê o corte progressivo de mais de 35 mil postos de trabalho, até 2030.

As mudanças em vigor

O grupo alemão acordou com o sindicato avançar com estes cortes de uma forma “socialmente responsável” e ao longo dos próximos cinco anos.

As dispensas, a aplicar numa força trabalhadora que é atualmente de 120.000 funcionários, só na Alemanha, serão feitas com recurso a pacotes de reforma antecipada e outras medidas voluntárias.

Com estas medidas, o grupo automóvel deverá poupar mais de 15 mil milhões de euros.

Por outro lado e como contrapartida ao não encerramento de fábricas na Alemanha, os sindicatos concordaram com a eliminação dos vários bónus, a redução do número de aprendizes que conseguem emprego permanente e a redução da capacidade instalada em cinco unidades de produção alemãs.

Desta forma, a capacidade de produção da Volkswagen será reduzida em cerca de 730 mil unidades.

As fábricas afetadas

Resultado do acordo agora alcançado, a produção do ID.3 e do Cupra Born será transferida, no futuro, para as linhas de montagem de Wolfsburgo, avança o Carscoops.

Contudo e ao mesmo tempo, acrescenta a mesma publicação, a fábrica de Wolfsburgo vai perder as variantes hatchback e carrinha do Golf, as quais, a partir de 2027, serão fabricadas no México. A única exceção será o futuro Golf elétrico, que será produzido na sede da marca alemã, a partir de 2028.

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Já a fábrica de Zwickau, vai passar a construir os Audi Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback, enquanto Emden vai continuar a construir o ID.4 e o ID.7.

Pelo contrário, as linhas de montagem de Dresden e de Osnabrück ficam com um futuro incerto, uma vez que a primeira tem o fim das suas operações previsto para o próximo ano, enquanto a segunda tem o fim da produção do Volkswagen T-Roc Cabrio agendado para meados de 2027.

Contudo, o Grupo afirma estar à procura de soluções para estas unidades, incluindo uma solução de "produção por terceiros”, refere o Carscoops.