Volkswagen Caddy Cargo Sport 2.0 TDI 122 cv. Concentrado de tecnologia

Com plataforma, tecnologia e motores do Golf, o novo Volkswagen Caddy foi projetado para se tornar na referência do segmento dos furgões...

Com plataforma, tecnologia e motores do Golf, o novo Volkswagen Caddy foi projetado para se tornar na referência do segmento dos furgões compactos em termos de funcionalidade, versatilidade, equipamento e tecnologia. Uma das versões disponíveis é a Cargo Business com motorização de 122 cv.

Com base na plataforma transversal modular (MQB), utilizada por vários modelos de tração dianteira do Grupo Volkswagen - incluindo o Golf VIII - a Volkswagen Veículos Comerciais desenvolveu a quinta geração da sua gama de comerciais compactos, Caddy, que já acumulou mais de três milhões de unidades vendidas desde o lançamento em 1978.

A nova geração foi projetada para se tornar na nova referência do segmento, que no nosso pais, é dominado pelos três mosqueteiros do Grupo PSA, mas, que, tal como no célebre romance do francês Alexandre Dumas, são quatro: Peugeot Partner, Citroën Berlingo, Opel Combo e…Toyota Proace City.

Quatro décadas depois, o Caddy volta a partilhar a plataforma do Golf, incluindo não só os principais componentes mecânicos, mas, também, as soluções tecnológicas, com destaque para a digitalização e a conectividade.

Plataforma MQB

A adoção da plataforma MQB permitiu aumentar a distância entre-eixos de 2682 mm para 2755 mm e a equipa de design da marca aproveitou a oportunidade para criar uma carroçaria totalmente nova, com proporções equilibradas e um comprimento exterior de 4,5 metros no caso da versão de chassis curto. Os designers também conseguiram reduzir o coeficiente aerodinâmico de 0,33 para 0,30, passando a ser a nova referência da categoria.

Mantendo o seu ADN tradicional, que combina versatilidade e funcionalidade, o Caddy apresenta um estilo mais agressivo e traços desportivos. O design exterior é dominado por um capot elevado, semelhante ao de um SUV, enquanto a secção frontal adota a mais recente assinatura visual da marca Volkswagen, destacando-se, naturalmente, a grelha do motor e os grupos óticos, que, em conjunto com os pára-choques redesenhados, constitui uma unidade homogénea e funcional.

Nas versões Cargo Business, como a unidade ensaiada, o pára-choques está pintado na cor da carroçaria, para proporcionar uma imagem mais elegante.

Compartimento de carga maior

A silhueta lateral é mais musculada do que na geração anterior, baseada no Volkswagen Touran, e as superfícies também são mais esculpidas. A linha dupla de teto contribui para diminuir o centro de gravidade do novo Caddy. A traseira, por sua, apresenta uma linha de ombro mais limpa e possui uma secção vertical com grupos óticos estreitos. A parte inferior é dominada por linhas com uma orientação vertical e incluem o novo logotipo alusivo a este modelo. As portas traseiras também possuem novo desenho, sendo no furgão de duplo batente e integralmente em chapa.

A maior distância entre-eixos permitiu aumentar o compartimento de carga em cinco centímetros da versão curta do Caddy Cargo. Não obstante a diminuição da altura total do veículo em 25 mm para 1819 mm, a equipa de design da Volkswagen Veículos Comerciais conseguiu aumentar a altura interior do compartimento de carga em 7 mm para 1259 mm.

A combinação do comprimento interno de 1797 mm e a largura de 1614 mm, permite disponibilizar um volume útil de 3,1 m3 e carregar duas europaletes transversalmente, graças a uma distância de 1230 mm entre as cavas das rodas, que também passa a ser um das referências da categoria. O acesso lateral é assegurado por uma porta deslizante com uma largura de 840 mm.

O compartimento de carga dispõe de seis olhais para amarração da carga e o piso das versões Cargo Business possui revestimento em borracha, enquanto as paredes laterais contam com proteção em platex, a meia altura.

Arquitetura digital

A introdução da nova plataforma MQB teve também reflexo no habitáculo do novo Caddy, uma vez que os principais comandos e instrumentação já são conhecidos da oitava geração do Volkswagen Golf.

O novo Caddy passa a estar disponível com o "Cockpit Digital" que inclui um painel de instrumentos totalmente digital, o qual dispõe de duas opções de configuração do ecrã, graças ao novo volante multifunções. A consola central recebe um ecrã tátil, que permite aceder ao sistema de infoentretenimento, mas também as imagens transmitidas pela câmara traseira ou pelo sistema de assistência lateral (Side Assist).

O habitáculo conta igualmente com superfícies digitais para as funções de luz, audio e menu multifunções. O tradicional comando giratório das luzes desapareceu para dar lugar ao painel tátil "Light & Sight", situado à esquerda do volante. 

O condutor pode, assim, aceder rapidamente e de forma simples aos itens do menu do sistema de controlo central, através dos botões de acesso direto. Por sua vez, o travão de estacionamento passa a ser elétrico, enquanto o sistema de arranque não tem chave (Keyless Access). Além disso, as luzes interiores em LED, os diversos espaços de arrumação - incluindo uma  prateleira superior e dois suportes para bebidas na consola central - e uma fonte de alimentação para dispositivos externos aumentam o conforto a bordo.

Posição condução

A posição de condução do novo Caddy é elevada, à semelhança de um SUV compacto, garantindo uma boa visibilidade da estrada e das condições de trânsito. Encontrar a posição correta de condução não é complicado, graças às várias possibilidades de regulação do banco e também do volante, sendo este ajustável em altura e inclinação.

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O novo Caddy continua a oferecer uma lotação na cabina para dois ocupantes, não estando prevista uma versão com três lugares dianteiros. Quem pretender um terceiro lugar terá de optar pela variante Kingcab Business, que disponibiliza um banco adicional na segunda fila.

Equipamento

Todas as versões do Caddy Cargo recebem um equipamento, de série, mais completo do que na geração anterior para assegurar uma maior competitividade face aos principais concorrentes, designadamente do Grupo PSA e Renault.

A versão Caddy Cargo Business, que deverá corresponder à maioria das vendas distingue-se exteriormente pelos pára-choques pintados na cor da carroçaria. A dotação de série inclui ainda ar condicionado, sensores de estacionamento, volante multifunções e o espaço de carga com revestimento em borracha e o Pack de assistência à condução "City Drive", que integra o sistema de alerta ao condutor, o volante multifunções, os sensores de estacionamento de traseiros e o indicador multifunções "Plus"

A unidade ensaiada contava com diversos opcionais que proporcionam um maior conforto na condução, destacando-se o ar condicionado automático bizona, a câmara traseira, o assistente de mudança de faixa de rodagem "Side Assist", o assistente de manutenção na faixa de rodagem "Lane Assist", que corrige a trajetória, ou o sensor de luminosidade.

Bastante interessante e útil é o também opcional regulador ativo da velocidade de cruzeiro com Front Assist e travagem de emergência autónoma, que permite manter a velocidade pré-determinada e a distância para o veículo da frente. O sistema é simples de utilizar, bastando programar a velocidade e a distância pretendida no volante multifunções. Com o sistema ativo, o veículo mantém a velocidade determinada, abrandando automaticamente quando se aproxima da traseira de um outro veículo, mantendo a distância para o mesmo.

Motor de 122 cv

No capítulo mecânico, o novo Caddy recebe motores turbodiesel de injeção direta de 2,0 litros, que oferecem níveis de potência de 75 cv, 102 cv e 122 cv. A unidade ensaiada contava com esta última motorização, associada a uma caixa manual de seis velocidades. Este propulsor oferece acelerações e recuperações interessantes para um veículo que pesa em vazio cerca de 1,5 toneladas.

O consumo de combustível durante o ensaio foi de 7,0 l/100 km, um valor acima dos 4,9 l/100 km em ciclo WLTP anunciados pelo construtor, mas também se explica pela baixa quilometragem da unidade ensaiada.

No que se refere ao preço de venda ao público, o Caddy Cargo Business 2.0 TDI de 122 cv e caixa manual de seis velocidades é proposto a partir de 26.473 euros. O equipamento adicional presente na unidade ensaiada, designadamente de assistência à condução fazem elevar o valor final para os 34.888 euros.

Para quem pretende um furgão compacto com a tecnologia e os motores diesel do Volkswagen Golf, e com uma qualidade de construção acima da média do segmento, o novo Caddy assume-se como uma excelente alternativa. O posicionamento de preços também foi revisto para assegurar uma maior competitividade face aos concorrentes franceses.

Ensaio publicado originalmente na Turbo Comerciais 42 - março / abril de 2021

Ficha técnica

Volkswagen Caddy Furgão Sport 2.0 TDI 122 cv M6

PREÇO34.888 €
MOTOR4 CIL; 1968 CC; 122 CV
BINÁRIO320 NM
TRANSMISSÃODianteira; 6 Vel; Man
COMP./LARG./ALT.4500/2100/1819 MM
D.E.E.2755 MM
PESO BRUTO2220 KG
TARA1497 KG
VOLUME ÚTIL 3,1 M3
CONSUMO4,9 l/100 KM (WLTP) / Teste 7,2 l/100 KM
EMISSÕES129 G/Km
IUC32,52 €

Equipamento

Vidros elétricos dianteiros, os retrovisores exteriores elétricos, o travão de estacionamento eletrónico com função Auto Hold, os faróis H7, o controlo dos faróis automático, a porta lateral deslizante, ar condicionado, a iluminação de placa de matrícula em LED, pára-choques pintados na cor da carroçaria, sensores de estacionamento, volante multifunções, espaço de carga com revestimento em borracha, Pack de assistência à condução "City Drive", que integra o sistema de alerta ao condutor, o volante multifunções, os sensores de estacionamento de traseiros e o indicador multifunções "Plus"