Com base na plataforma do Golf já está disponível em Portugal o novo Volkswagen Caddy Cargo. A gama é proposta em dois comprimentos de carroçaria, três níveis de equipamento e três motorizações 2.0 TDI.
A Volkswagen Veículos Comerciais lançou no mercado nacional a quinta geração do modelo Caddy. As versões para o transporte de mercadorias estão disponíveis em três níveis de equipamento: Cargo, Cargo Business e Kingcab Business (esta última com três lugares, com a disponibilização de um só banco na segunda fila).
O novo furgão compacto da Volkswagen é proposto em dois comprimentos de carroçaria - Cargo e Cargo Maxi -, que oferecem volumes úteis de carga de 3,1 m3 e 3,7 m3. De acordo com a marca, as versões de chassis curto deverão representar 60% das vendas e as longas os restantes 40%.
A nova geração do Caddy foi desenvolvida a partir da plataforma transversal modular (MQB) do Grupo Volkswagen, a mesma do Golf VIII, partilhando com este último a esmagadora maioria dos componentes e soluções tecnológicas, incluindo a instrumentação digital.
A adoção da nova plataforma MQB permitiu aumentar não só a distância entre-eixos, mas também o comprimento total do veículo. Os designers da Volkswagen aproveitaram para conceber uma carroçaria totalmente nova e com um coeficiente aerodinâmico de 0,33, que passou a ser a nova referência do segmento.
O compartimento de carga passou a oferecer um comprimento de 1797 mm ou de 2150 mm, nas versões Cargo e Cargo Maxi, respetivamente. A largura máxima de 1230 mm permite transportar duas europaletes transversalmente.
Arquitetura digital
A adoção da plataforma MQB permitiu à Volkswagen Veículos Comerciais introduzir no novo Caddy a arquitetura digital estreada no Golf VIII, incluindo o "Digital Cockpit", com painel de instrumentos digital, em opção, e os sistemas de infoentrenimento com ecrãs táteis.
O habitáculo do Caddy conta ainda com superfícies digitais táteis para as funções de luz, visão, áudio e menu multifunções. O comando rotativo giratório para as luzes foi substituído pelo painel tátil "Light & Sight", situado à esquerda do volante.
O condutor pode, assim, aceder rapidamente e de forma mais fácil aos itens do menu do sistema de controlo central, através dos botões de acesso direto. Além disso, as luzes interiores em LED, os bancos ergonómicos e uma fonte de alimentação para dispositivos externos de 230 V aumentam o conforto a bordo do Caddy.
Três motorizações diesel
Na fase de lançamento, o novo Caddy conta com motorizações turbodiesel de 2,0 litros de última geração, disponíveis em três níveis de potência. A motorização de 75 cv está reservada para o Caddy Cargo, o Caddy Cargo Maxi. Os motores 2.0 TDI de 102 cv e 122 cv estão disponíveis em todas as versões do novo Caddy.
Para cumprir as normas de emissões, os motores diesel dispõem de um novo sistema SCR de dupla dosagem com injeção dupla de AdBlue. A marca alemã não hesita em reivindicar de que estes motores TDI estão "entre os motores de combustão mais limpos do mundo".
A oferta será reforçada em 2022 com um motor a gás natural comprimido, 1.5 TGI com 103 cv, e também com uma versão híbrida plug-in (eHybrid), com transmissão DSG.
LEIA TAMBÉM
Com base Golf. Volkswagen Caddy MPV é a alternativa aos monovolumes
Nas motorizações de 75 cv e 102 cv, o novo Caddy vem equipado, de série, com uma nova caixa manual de seis velocidades, que oferece uma maior facilidade de manuseamento. A motorização de 122 cv pode ser associada, em opção, a uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades, uma novidade na gama. Esta alternativa tem um preço de 1600 euros.
Como já vem sendo habitual na gama, o Caddy possui tração dianteira. Para o próximo ano está prevista uma versão de tração integral, denominada 4Motion, em combinação com o motor 2.0 TDI de 122 cv e caixa manual de seis velocidades.
Equipamento
A versão de acesso ao furgão de mercadorias é a Cargo. A dotação de série inclui vidros elétricos dianteiros, espelhos retrovisores exteriores elétricos, travão de mão eletrónico com função Auto Hold, novos faróis H7 e iluminação de placa da matrícula em LED.
Mais equipada é a versão Cargo Business - que deverá representar a maioria das vendas -, acrescendo o para-choques na cor da carroçaria, sensores de estacionamento, volante multifunções e espaço de carga revestido em borracha.
Em termos de posicionamento de preço, a Volkswagen Veículos Comerciais considera que o novo modelo oferece uma competitividade reforçada face à geração anterior. A marca sublinha que apesar de contar com mais equipamento, o preço de venda ao público não aumentou.
O Caddy Cargo 75 cv está disponível por 22.415 euros, enquanto a motorização de 102 cv é proposta por 24.600 euros. Por sua vez, o Cargo Business de 102 cv tem um preço de venda ao público de 25.177 euros. Relativamente ao Cargo Business de 122 cv, o custo é de 26.394 euros e 28.452 euros com caixa manual de seis velocidades ou DSG, respetivamente.