O furgão elétrico com maior autonomia do mercado passou a ser o Volkswagen ID Buzz Cargo que permite percorrer até 425 quilómetros entre carregamentos. Com um design revivalista, um equipamento completo e um volume útil de carga de 3,9 m3, reúne todos os argumentos para se tornar num "cartão de visita" para todas as empresas que apostam numa imagem de sustentabilidade e emissões zero.
Com um design claramente inspirado nas formas do mítico "Pão de Forma", designadamente as projeções curtas da carroçaria para maximizar o espaço no habitáculo e no compartimento de carga. Os estilistas da Volkswagen também recuperaram alguns dos traços do mítico "T1" como, por exemplo, a separação visual da carroçaria em duas partes - superior e inferior - assim como o capot em forma de V, entre os carismáticos grupos óticos, que, sinal dos tempos, têm agora tecnologia LED.
Por sua vez as linhas aerodinâmicas da carroçaria permitiram a obtenção de um coeficiente de arrasto de 0,29, contribuindo para reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia.
O ID Buzz Cargo é o maior modelo elétrico da Volkswagen com plataforma MEB que, na versão de chassis curto - o longo só chega no final de 2023 -, se carateriza por um comprimento externo de 4,71 metros, uma largura de 1,99 metros, uma altura de 1,95 metros e uma distância entre-eixos de 2,99 metros.
Volume útil de 3,9 m3
A combinação daquelas dimensões permitiram à Volkswagen Veículos Comerciais disponibilizar um furgão com capacidade para transportar até duas europaletes, sem comprometer a habitabilidade para os ocupantes da cabina.
Com um comprimento interno de 2,21 metros, uma largura entre as cavas das rodas de 1,23 metros (ligeiramente mais do que na versão de passageiros) e uma altura de 1,28 metros, o ID Buzz Cargo disponibiliza um volume útil de carga de até 3,9 m3.
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O compartimento de carga está separado do habitáculo por uma divisória fixa, que pode ter um óculo em vidro na parte superior. O acesso pode ser efetuado por portas de duplo batente, que é de série, estando disponível, em opção, o portão basculante, e por uma porta deslizante no lado do passageiro. A segunda porta de correr também é opção.
A cabina permite transportar três pessoas, sendo o assento do condutor individual e duplo o do acompanhante.
Cabina minimalista
O interior do ID Buzz Cargo apresenta um aspecto minimalista, destacando-se um pequeno painel de instrumentos digital atrás do volante, o volante multifunções, o ecrã tátil do sistema de infoentretenimento a meio da consola central, os comandos das luzes no lado esquerdo do condutor e do botão da ignição no direito. Por baixo do ecrã tátil encontram-se ainda alguns botões de toque para regular a temperatura ou o volume de som, assim como para aceder a funções como a climatização, assistência à condução, modos de condução.
O selector de condução deixou de estar localizado a meio do veículo, tendo sido substituído por um comando posicionado no lado direito atrás do volante. Este último é funcional, mas exige alguma habituação. O reflexo positivo traduz-se num maior espaço disponível a bordo para três ocupantes.
A consola central acomoda um ecrã tátil do sistema de infoentretenimento que inclui dados acerca da condução elétrica, regulação da climatização elétrica e também pode integrar o sistema de navegação.
O painel de instrumentos digital, localizado atrás do volante multifunções, destaca-se pelas reduzidas dimensões – apenas 5,3" -, mas oferece a informação essencial à condução, incluindo a velocidade instantânea, as indicações do sistema de navegação, o nível da capacidade da bateria, a autonomia remanescente ou o modo de condução selecionado.
Ao volante por Copenhaga e Malmö
A posição de condução é elevada, típica dos MPV, e a visibilidade é bastante boa, graças à ampla superfície vidrada. Em termos de condução, o ID Buzz oferece a combinação da dinâmica de um SUV elétrico com o conforto de um automóvel.
O motor elétrico desenvolve uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário de 310 Nm, garantindo uma resposta espontânea. O ID Buzz Cargo surpreende mesmo pelo comportamento, suavidade e refinamento da condução.
A direção revelou-se precisa e progressiva e a condução é mais semelhante a um automóvel do que a um comercial. A instalação da bateria entre os eixos garantiu um baixo centro de gravidade, permitindo abordar as curvas com bastante confiança e menos adornamento da carroçaria do que seria expectável.
A manobrabilidade também é bastante boa, o que se deve à tração traseira que possibilita um diâmetro de viragem das rodas de apenas 11,1 metros. O conforto a bordo também é de bom nível, graças à suspensão traseira multi-braços.
Em termos de consumo de energia foi possível alcançar uma média de 18,5 kWh/100 km, embora a maioria dos trajetos fossem em pisos planos e pouco acidentados. Isso talvez também explique a baixa recuperação da energia nas travagens e desacelerações, mesmo no nível mais intenso (B).
Para recuperar a capacidade da bateria existem várias possibilidades de carregamento: doméstica e pontos públicos em corrente alterna a 11 kW. É igualmente possível efetuar o carregamento em postos rápidos até uma potência de 170 kW, permitindo recuperar de 5 a 80% da capacidade em 30 minutos.
Assistência à condução
O ID Buzz Cargo está disponível com os mais avançados sistemas de assistência à condução, Muitos sistemas integram a dotação de série como o Car2x, que utiliza dados de outros veículos para emitir alertas sobre perigos nas imediações, o Front Assist cxom deteção de peões e de ciclistas, a proteção de ocupantes PreCrash.
No nível de equipamento ID Buzz Pro estão igualmente disponíveis os sistemas de reconhecimento de sinais de trânsito e assistente de manutenção da faixa de rodagem.
As unidades ensaiadas estavam dotadas com opcionais como o Travel Assist com dados da Cloud, que utiliza informações recolhidas por outros veículos para identificar as marcações das faixas de rodagem, ajudando a manter ativo o assistente de manutenção da faixa da autoestrada em velocidades superiores a 90 km/h.
Novidade é o estacionamento assistido com memória - Park Assist Plus -, que reproduz automaticamente, desde que seja ativado, as manobras efetuadas anteriormente pelo condutor nos mesmos locais de estacionamento. O condutor só tem de carregar num botão no painel de bordo e já não tem acelerar, travar e virar o volante.
O Volkswagen ID Buzz Cargo é proposto por um preço a partir de 44 mil euros, mas, atenção, as 150 unidades previstas para o mercado português em 2023 deverão esgotar antes do final de 2022.
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