A Volkswagen poderá estar a preparar uma berlina elétrica anti-Tesla Model S, que se deverá posicionar acima do ID Vizzion e poderá ser fabricada em Wolfsburg.
O plano de eletrificação da Volkswagen entrou em velocidade de cruzeiro para permitir à marca alemã disponibilizar uma gama bastante completa até ao final desta década.
Após o anúncio da intenção de produzir um novo modelo com uma autonomia de 700 quilómetros baseado no protótipo ID Vizzion, a marca alemã também pretende lançar uma berlina elétrica de grandes dimensões para concorrer com o Tesla Model S.
O novo modelo, que ainda não tem designação comercial, irá ficar posicionado acima do ID Vizzion. Uma fonte da Volkswagen terá afirmado aos nossos colegas do Automotive News Europe que o anti-Tesla Model S será construído na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, onde a marca alemã está a investir fortemente para tornar esta unidade num dos principais pólos de produção de veículos elétricos.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID Vizzion é o senhor que se segue
Embora a nova berlina elétrica vá ter dimensões maiores também irá utilizar à plataforma MEB, assim como os modelos ID.3 e ID.4.
O recurso à plataforma MEB permitirá à Volkswagen evitar o aumento de custos que envolveria a utilização da arquitetura PPE que está em desenvolvimento pela Audi e pela Porsche. Além disso, o Grupo Volkswagen também pretende fazer uma separação clara entre a marca Volkswagen e suas insígnias de luxo.
Produção não só na Alemanha...
Enquanto o Vizzion deverá ser o substituto elétrico da berlina Passat, o anti-Tesla Model S deverá ocupar o lugar do Phaeton. Herbert Diess admitiu há quase quatro anos que o sucesso do Model S obrigou o Grupo Volkswagen a rever os seus planos e a fazer um novo projeto de engenharia de uma berlina com emissões zero.
O novo modelo já está previsto, mas só deverá chegar depois do Vizzion, cujo lançamento está agendado para 2023.
Segundo o Automotive News, o dirigente sindical e membro do conselho de supervisão da Volkswagen, Bernd Osterloh, terá afirmado que o novo modelo será fabricado em Wolfsburg em 2025.
Por sua vez, o membro do conselho da administração Stephan Weil terá confidenciado que o anti-Tesla Model S da Volkswagen também será construído fora da Alemanha, podendo a produção anual chegar às 300 mil unidades. Para o efeito, este modelo também seria fabricado na China e nos Estados Unidos.