Culpa do Coronavírus. Autoeuropa fecha portas até dia 29 de março

Continuam as repercussões do coronavírus na Europa. E, a partir de agora, também em Portugal, com a decisão da Volkswagen de encerrar a Autoeuropa.

Continuam as repercussões do coronavírus no tecido industrial europeu. E, a partir de agora, também em Portugal, com a decisão da Volkswagen em encerrar a sua única fábrica em Portugal, a Autoeuropa, para já, até ao próximo dia 29 de março.

A decisão do maior construtor automóvel europeu, de encerrar as portas da AutoEuropa, prende-se com a subida no número de casos de coronavírus, que Portugal tem vindo a registar, embora decorra igualmente de uma decisão da sede do Volkswagen Group, em Wolfsburgo, e que abrange todas as fábricas europeias do construtor.

LEIA TAMBÉM
Hyundai. Coronavírus encerra fábricas na Coreia do Sul

De resto, a decisão da Volkswagen não é única no mercado, já que, também a francesa PSA, decidiu encerrar temporariamente a sua unidade de produção em Mangualde, já partir de amanhã, dia 18 de Março. Decisão que decorre, igualmente, de uma medida que o construtor se prepara para aplicar em todas as suas fábricas europeias.

Entretanto, já esta tarde de terça-feira, o Grupo Renault anunciou a suspensão da produção na fábrica Renault Cacia, já a partir das 06h00, de 18 de março. Decisão que, acrescenta o fabricante, foi já comunicada às organizações sindicais.

Entretanto, também a Ford Europa anunciou decisão idêntica, e que passa por suspender a produção nas suas principais fábricas europeias, já a partir do próximo dia 19 de março, quinta-feira.

A suspensão, descrita, para já, como apenas temporária, prolongar-se-á, no entanto e segundo a Ford, enquanto a pandemia durar e dependerá sempre das restrições impostas por cada país, dificuldades de fornecimento e necessidades da parte dos concessionários.