A gama Arteon da Volkswagen foi renovada e passou a contar com dois modelos, incluindo uma carroçaria Shooting Brake, e versões eHybrid e R. A comercialização já arrancou no nosso país e os preços também são conhecidos.
A Volkswagen renovou o seu modelo Arteon e introduziu uma segunda versão Shooting Brake, que combina o design de um Grand Turismo com o conceito multifacetado de um Variante.
Segundo a marca alemã, esta nova proposta está direcionada para os condutores que necessitam de um espaço adicional e valorizam o estilo individual e as tecnologias inovadoras, assim como uma funcionalidade otimizada e uma elevada funcionalidade.
O novo Arteon utiliza a plataforma transversal modular (MQB) do Grupo Volkswagen que permite disponibilizar um distância entre-eixos de 2,83 metros, otimizando o espaço interior.
Quer o Arteon, quer o Shooting Brake têm o mesmo comprimento de 4,86 metros e a mesma largura de 1,87 metros. A altura do Shooting Brake é de 1462 mm, isto é, tem mais 2 mm do que o Arteon.
LEIA TAMBÉM
Para quem precisa de espaço. Volkswagen Arteon vai ter Shooting Brake
Em termos de imagem, o novo Arteon distingue-se pela sua silhueta fluida, enquanto o Arteon Shooting Brake oferece um design marcante na traseira.
Desde secção frontal com a ampla grelha do radiador à elegante linha do tecto e ao impressionante volume do porta-bagagens, o novo Arteon Shooting Brake demonstra que é possível conciliar exclusividade e funcionalidade.
Digital Cockpit Pro
O espaçoso habitáculo recebe os utilizadores com luxo e conforto. Todos os níveis de equipamento oferecem diferentes revestimentos para os bancos. O novo Arteon está disponível com o Digital Cockpit Pro. Os clássicos botões de função foram substituídos por superfícies sensíveis ao toque.
As versões Elegance e R-Line oferecem, de série, o sistema de navegação "Discover Media", que inclui um ecrã tátil de oito polegadas e uma navegação intuitiva com reconhecimento dos sinais de trânsito.
No capítulo mecânico, o novo Volkswagen Arteon é proposto em várias motorizações a gasolina e a gasóleo, assim como uma opção híbrida plug-in, denominada eHybrid.
A oferta diesel assenta no bloco de quatro cilindros em linha de 1968 cc, que é proposto em níveis de potência de 150 cv e 200 cv. No que se refere a motores a gasolina, a marca disponibiliza um propulsor de 1,5 litros com 150 cv e um outro de 2,0 litros nas motorizações de 280 cv e 320 cv.
O Arteon vai ainda receber uma versão híbrida plug-in (eHybrid) que oferece uma potência de 218 cv, graças à combinação de um motor a gasolina e um motor elétrico.
Versão desportiva R
A gama vai contar com uma versão de caráter mais desportivo, denominada R, com tração integral, caixa de dupla embraiagem de sete velocidades com controlo seletivo de binário e motorização de 320 cv.
Na fase de lançamento em Portugal, a gama é disponibilizada em dois níveis de equipamento - Elegance e R-Line - e duas motorizações 2.0 TDI com 150 cv e 200 cv.
Os preços do Arteon variam entre 51.300 euros (2.0 TDI 150 cv DGS Elegance) e 55.722 euros (2.0 TDI 200 cv DSG R-Line). Nas versões Shooting Brake, variam entre 52.369 euros (2.0 TDI 150 cv DGS Elegance) e 56.550 euros (2.0 TDI 200 cv DSG R-Line).