Volkswagen agenda oito novos elétricos... mais o ID.One

Disponível a partir de 20 mil euros, o Volkswagen elétrico mais acessível chega em 2027 e é um dos nove modelos que a marca vai lançar nos próximos dois anos para recuperar o atraso face aos principais concorrentes e responder à ofensiva asiática

A Volkswagen vai lançar nove novos modelos até 2027, incluindo um de entrada na gama elétrica na Europa, que provavelmente se irá chamar ID.One, e terá um preço de venda ao público a partir de 20 mil euros. O novo modelo irá ocupar o lugar deixado vago pelo descontinuado Volkswagen Up.

O CEO da marca de Wolfsburgo, Thomas Schäfer descreve o novo modelo como “um Volkswagen elétrico acessível, de alta qualidade e rentável, da Europa para a Europa”, sublinhando a reputação da região como  “a Liga dos Campeões da engenharia automóvel!”

Apesar da Volkswagen não ter confirmado explicitamente a designação do novo modelo, referido anteriormente como ID.1, a imagem do teaser sugere que receba a denominação ID.One. O futuro modelo irá ter um posicionamento abaixo da versão de produção do ID.2all concept, que deverá ser lançado em 2026, com um preço a partir de 25 mil euros. 

O teaser revela a face e a assinatura luminosa do novo elétrico que partilha alguns elementos com o Volkswagen ID.Life concept de 2021. Os grupos óticos com gráficos 3D estão integrados na grelha escura, juntamente com um emblema iluminado da marca. Outros detalhes incluem luzes de circulação diurna esguias no pára-choques dianteiro, guarda-lamas esculpidos, sugerindo jantes de liga leve de grandes dimensões.

Juntamente com a versão de produção do ID. 2all, o novo modelo elétrico faz parte da nova família de automóveis pequenos elétricos, desenvolvida sob a égide do Brand Group Core do Grupo Volkswagen

Plataforma SSP

A família de modelos vai incluir veículos compactos totalmente elétricos baseados na nova fase evolutiva da plataforma modular de propulsão elétrica (MEB). O primeiro modelo novo será a versão de produção do concept car ID. 2all, que deverá chegar aos concessionários em 2026 como o primeiro automóvel pequeno totalmente elétrico da Volkswagen – e com um preço base inferior a 25 mil euros.

Além da Volkswagen, a mesma plataforma MEB encurtada poderá ser utilizada pelos modelos elétricos de entrada de gama da Skoda e da Seat, podendo mesmo partilhar componentes com o ID.One para ajudar a reduzir os custos de produção.

Apesar da transferência da produção do Golf para o México, Thomas Schäfer confirmou que a fábrica de Wolfsburgo na Alemanha irá continuar a ser o “o coração da marca Volkswagen na era elétrica”. O responsável adiantou que a marca está a criar espaço para tecnologias modernas.

“Novos processos de produção serão introduzidos no Hall 54. O nosso objetivo é construir o Golf elétrico da próxima geração na nova plataforma SSP, juntamente com o T-Roc elétrico de grande volume, o que irá estabelecer Wolfsburg como a capital da nossa nova gama de modelos compactos 100% elétricos”.

Os novos modelos vão ser baseados na Plataforma de Sistemas Escaláveis (SSP) que representará a próxima geração de uma plataforma mecatrónica totalmente elétrica, totalmente digitalizada e altamente modular, baseada numa arquitetura de sistema uniforme.