Após algum interregno, a pick-up da Volkswagen está de regresso a Portugal, sendo a gama Amarok proposta com cabina dupla, três níveis de equipamento e três motorizações diesel. A nova geração deste modelo utiliza o máximo de tecnologia que a marca disponibiliza atualmente, incluindo o Cockpit Digital.
A Volkswagen Veículos Comerciais apresentou a nova geração da pick-up Amarok em Portugal, que está a ser lançada na versão de cabina dupla, em três níveis de equipamento - Life, Style e Aventura -, e três motorizações diesel, dos 170 aos 240 cv.
O nível de entrada Amarok só está disponível por encomenda especial, enquanto o Panamericana não será comercializado no nosso país. Mais tarde surgirá uma versão R-Line, de vocação mais desportiva, mas que ainda se encontra em desenvolvimento.
Segundo a Volkswagen Veículos Comerciais, a versão mais vendida em Portugal deverá ser a Style, proposta com motor 2.0 TDI Biturbo de 205 cv ou 3.0 TDI V6 de 240 cv.
A nova Amarok de cabina dupla é mais longa e alta do que o modelo anterior. No comprimento total cresceu quase dez centímetros para 5,35 metros e na distância entre-eixos 17,3 centímetros para 3,27 metros. A altura total situa-se entre 1,75 metros e 1,88 metros.
Design melhora aptidões em fora de estrada
Em termos estéticos, a secção frontal é dominada pela grelha de barras horizontais superiores, conjugada com faróis LED integrados e estreitos. A versões mais equipadas recebem, de série ou em opção, tecnologia de iluminação "IQ.Light".
O perfil é dominado pelos arcos das rodas parcialmente redondos. Os guarda-lamas acima das jantes de liga leve - até 21 polegadas - têm um aspeto poderoso e são complementados por proteções em plástico robusto.
O crescimento da distância entre-eixos permitiu reduzir os vãos da carroçaria e melhorar as aptidões em todo-o-terreno, graças a um ângulo de ataque de 29º, ventral, de 21º e de saída de 22º. O ângulo de inclinação lateral pode chegar aos 29º. A maior altura ao solo permitiu aumentar a capacidade de passagem a vau de 500 mm para 800 mm.
As capacidades de progressão em todo-o-terreno é assegurado, de série, pelo sistema de tração integral 4Motion, cujos programas - 2H, 4A, 4H e HL - são selecionáveis através de um comando giratório na base da consola central. O Assistente de Descidas (Hill Control Descent) e o bloqueio de diferencial traseiro são ativados por botões junto à alavanca da caixa manual de seis velocidades ou automática de dez relações.
Para permitir enfrentar os diferentes tipos de situações, a Amarok disponibiliza seis programas de condução: Normal, Eco, Escorregadio, Lama/Terra, Neve/Areia Intensa e Reboque.
Digitalização em força
Os programas de condução podem ser ativados através do ecrã tátil vertical de 10" ou 12", localizado na consola central, do sistema de infoentretenimento. O painel de instrumentos é igualmente digital, de 8" ou 12".
Com o objetivo de simplificar os processos de acesso aos comandos, a Volkswagen Veículos Comerciais implementou uma combinação de funções digitais e botões de configuração ergonómica, bem como interruptores de pressão/rotativos de utilização intuitiva.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen Amarok. Nova geração combina funcionalidade e robustez
Para proporcionar uma condução mais segura em todas as circunstâncias, o Amarok passou a contar mais de 20 avançados sistemas de assistência, destacando-se o ACC+, Adaptive Cruise Control, (incorpora a leitura da sinalização rodoviária através das câmaras no controlo automático da velocidade) e a iluminação IQ. LIGHT - faróis de matriz LED.
Carga útil até 1,16 toneladas
O posicionamento premium da Amarok também é assegurado pelos novos bancos dianteiros de conceção ergonómica, que nas especificações superiores podem ser ajustados eletricamente em múltiplas posições.
A zona traseira oferece também muito espaço e conforto para três passageiros adultos poderem desfrutar da viagem. Os bancos da versão Style dispõem, de série, de capas ArtVelours, enquanto nos Amarok PanAmericana e Aventura é utilizado couro de alta qualidade.
A caixa de carga do novo Amarok está preparada para receber uma europalete carregada lateralmente. A carga é imobilizada através de anéis de fixação na plataforma de carga, que suportam, cada um, até 500 quilos.
Em linha com esta elevada capacidade de carga, a carga útil máxima subiu de uma tonelada para 1,16 toneladas. A caixa de carga também pode ser protegida através de uma cobertura que pode ser enrolada eletricamente. Esta cobertura pode ser aberta e fechada a partir da própria caixa de carga, a partir do habitáculo ou através do comando à distância do Amarok.
Em termos de preços, o Amarok está disponível a partir 36.209 euros na versão Life com motor 2.0 TDI de 170 cv com caixa manual de seis velocidades. A variante Style, com motorização 2.0 TDI de 205 cv ou 3.0 V6 TDI, é proposta a partir de 41.338 euros, enquanto o valor de aquisição da versão Aventura 3.0 TDI V6 de 240 cv começa nos 55.868 euros.