A versão de Cabina Dupla da nova Volkswagen Amarok chega a Portugal no início de 2023. A gama mantém motorizações diesel (TDI) que oferecem níveis de potência até 250 cv, associadas a caixas automáticas de dez velocidades.
A Volkswagen Veículos Comerciais vai lançar a nova geração da pick-up Amarok no início de 2023 na versão de Cabina Dupla de quatro portas, enquanto a versão de Cabina Simples só deverá chegar mais tarde.
Desenhada e concebida na Alemanha e na Austrália, a nova Amarok vai ser produzida na África do Sul juntamente com a nova geração da Ford Ranger. A pick-up da Volkswagen cresceu 96 mm face à sua antecessora no comprimento exterior e 173 mm na distância entre-eixos. Isto significa que a Amarok apresenta agora um comprimento exterior de 5,35 metros.
O estilo exterior adota a mais recente linguagem de design da Volkswagen, mas recebe elementos que transmitem um caráter mais expressivo e imponente, designadamente a nova secção frontal, os arcos das rodas, parcialmente redondos. Os guarda-lamas acima das jantes de liga leve - até 21 polegadas - têm um aspeto poderoso e são complementados por proteções em plástico robusto.
A longa distância entre-eixos permitiu reduzir os vãos da carroçaria e proporcionar uma maior espaço para os ocupantes dos lugares traseiros da versão de Cabina Dupla. O habitáculo foi configurado para ser prático e funcional, além de oferecer um ambiente de alta qualidade.
Digital Cockpit
À semelhança de outros modelos da Volkswagen, a digitalização também chegou em força à Amarok. A versão de entrada recebe a combinação de um painel de instrumentos digital de 8" (Digital Cockpit) e um ecrã tátil em formato tablet com 10", sendo de 10" e 12", respetivamente, no nível de equipamento Style e superior.
A Volkswagen Veículos Comerciais implementou uma combinação de funções digitais e botões de configuração ergonómica, bem como interruptores de pressão/rotativos de utilização intuitiva no Amarok. O volume do sistema de infotainment e as configurações do sistema de tração às quatro rodas são, por exemplo, controlados através desse tipo de comandos.
As versões mais equipadas podem receber, de série, um sistema de som Harmon Kardon, que é opcional nas restantes.
Aptidões em fora de estrada
A nova Volkswagen Amarok foi projetada para oferecer as melhores capacidades em fora de estrada, graças ao sistema de tração integral - permanente ou inserível -, aos ângulos de ataque e saída, assim como para a passagem a vau de 800 mm.
As aptidões em fora de estrada podem ser otimizadas através das barras de proteção frontais, elementos de proteção debaixo da carroçaria, acessórios de chassis para todo-o-terreno, ganchos para reboque e um snorkel exterior no pilar A do lado esquerdo para abastecer o motor com ar fresco ao conduzir através da água.
Cinco motorizações
No capítulo mecânico, a oferta será constituída por quatro motores diesel (TDI) e um a gasolina (TSI), que foram adaptados para os diferentes mercados, mas todos oferecem uma elevada potência e binário.
Para o mercado africano, por exemplo, está a ser utilizado o motor de especificação de base: o 2,0 litros TDI de quatro cilindros com 150 cavalos. Em termos de potência, o motor acima, apontado a muitos mercados mundiais, é o 2,0 litros TDI de quatro cilindros com 170 cv. Para o terceiro nível de potência, a Volkswagen Veículos Comerciais irá propor o motor 2,0 litros TDI de quatro cilindros biturbo e que desenvolve 204 ou 209 cv, consoante o mercado.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen Amarok. Nova geração combina funcionalidade e robustez
O motor utilizado como topo de gama nas versões TDI é o V6 de 3,0 litros de cilindrada, que desenvolve uma potência de 241 ou 250 cv, dependendo do mercado. Um motor a gasolina, sobrealimentado, com 2,3 litros de cilindrada e 302 cavalos de potência foi concebido especificamente para os mercados tradicionais de motores a gasolina.
Caixa de dez velocidades
As versões com nível de potência de 209 cv ou superiorvêm equipadas com nova caixa automática de 10 velocidades com e-shifter de tecnologia by wire. Para a versão de 204 cv, esta transmissão automática estará disponível como opção.
A nova transmissão automática de 10 velocidades substitui a transmissão automática de 8 velocidades do modelo anterior. Além disso, estará disponível uma transmissão automática de 6 velocidades e transmissões manuais de 5 ou 6 velocidades para vários motores.
Em muitos mercados, o Amarok está a ser proposto de série com tração integral (4MOTION). Dependendo da região e do motor, existirão dois sistemas 4MOTION diferentes: um com tração integral selecionável com base na situação em questão e outro com tração integral permanente. A tecnologia do sistema de tração assegura que o novo Amarok é capaz de dominar qualquer terreno e, dependendo da versão do motor, permite o reboque de até 3,5 toneladas.
Para facilitar a condução, a nova Amarok pode receber até 20 sistemas de assistência, incluindo o ACC+ Adaptive Cruise Control que incorpora o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito com o controlo automático de velocidade).
Duas europaletes
A caixa de caixa permite receber até duas europaletes na versão de Cabina Simples, enquanto a capacidade de carga pode chegar a 1,16 toneladas. A carga é imobilizada através de anéis de fixação na plataforma de carga, que suportam, cada um, até 500 quilos. Em linha com esta elevada capacidade de carga, a carga útil máxima subiu de uma tonelada para 1,16 toneladas.
A caixa de carga também pode ser protegida através de uma cobertura que pode ser enrolada eletricamente. Esta cobertura pode ser aberta e fechada a partir da própria caixa de carga, a partir do habitáculo ou através do comando à distância do Amarok.
A nova Amarok vai ser apresentada ao público no Salão de Hannover, estando prevista a comercialização para o final do ano. A gama será disponibilizada em cinco níveis de equipamento: Amarok, Life, Style, PanAmericana (estilo off-road) e Aventura (estilo exclusivo). Os preços ainda não são conhecidos.