A Volkswagen Amarok foi distinguida com o prémio "International Pick-Up Award" e a réplica do troféu foi entregue ao representante da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal, Ricardo Vieira, pelo membro português daquele júri internacional, Carlos Moura, numa cerimónia realizada recentemente na Azambuja.
A réplica do troféu do "International Pick-up Award" (IPUA) de 2023-2024 atribuída à Volkswagen Amarok foi formalmente entregue a Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais, numa cerimónia realizada recentemente nas instalações da SIVA / PHS na Azambuja.
As novas gerações da Volkswagen Amarok e da Ford Ranger foram distinguidas com o prémio de "International Pick-Up Award" na sequência de realização de ensaios dinâmicos com os quatro candidatos ao título nos arredores de Atenas, na Grécia.
Apesar de ter sido desenvolvida com a Ford, ao abrigo de um acordo de parceria industrial - sendo esta última líder do projeto - a equipa de estilo da Volkswagen teve liberdade para diferenciar tanto quanto possível o seu modelo relativamente à Ranger, mantendo-se fiel ao seu ADN.
De acordo com Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal, a conquista deste prestigiado prémio internacional "muito nos honra e demonstra claramente as qualidades do produto Volkswagen Amarok".
Expetativas elevadas superadas
O responsável refere que após de estado cerca de dois anos fora do mercado das pick-up, a Volkswagen "está de volta com um produto que tem sido tão bem recebido, tanto por clientes com também pela imprensa," afirma. "Isso é ago que nos orgulha, mas também enche de responsabilidade para estarmos à altura do mercado e dos nossos clientes".
Segundo Ricardo Vieira, a carreira comercial da nova Volkswagen Amarok no mercado nacional "está a correr muito bem, superando as nossas expectativas, as quais também já eram elevadas desde o momento que tomámos contacto com o produto".
"Desde o lançamento em final de junho de 2023, a aceitação tem sido muito positiva, quer por parte dos clientes de retalho e particulares, quer pelas empresas", refere, adiantando que "atualmente é um dos produtos mais importantes da nossa gama, pelo tipo de mercado e de clientes".
Cabina dupla com três lugares
Relativamente às versões que estão a ter maior procura no mercado nacional, Ricardo Vieira afirma que são as "intermédias", quer Life, quer Style. "Tudo cabina dupla e três lugares", sublinha, salientando que a versão de entrada tem um peso menor, mas está direcionada para uma clientela mais específica - as frotas de maior dimensão".
Quanto às variantes de topo Aventura, estas têm uma expressão um pouco mais reduzida, mas têm um posicionamento superior em termos de nível de equipamento". Por seu lado, a versão Panamericana não se revelou um "produto muito adequado à procura que temos neste modelo", esclarece. "O lado superior da gama está satisfeito com a versão Aventura".
LEIA TAMBÉM
Volkswagen Amarok Style 2.0 TDI 205 CV. Distinção merecida
Atendendo à peculiaridade do sistema fiscal português, "as versões de três lugares representam 80% das vendas", afirma Ricardo Vieira, adiantando que a Amarok está perfeitamente "alinhada com a especificidade" do mercado nacional, "onde a fiscalidade tem um papel importante".