Faltam cablagens! Volkswagen obrigada a adiar lançamento do ID.5

A Volkswagen viu-se forçada a adiar o lançamento do ID.5 porque faltam cablagens elétricas para permitir a construção dos veículos...

A Volkswagen viu-se forçada a adiar o lançamento do ID.5 porque faltam cablagens elétricas para permitir a construção dos veículos de demonstração para enviar para os concessionários. Este é um efeito colateral da invasão da Ucrânia pela Rússia, que se vem juntar à crise dos semicondutores.

A Volkswagen vai adiar um mês o lançamento do crossover elétrico ID.5 devido às interrupções da cadeia de abastecimento relacionadas com cablagens elétricas.

Um porta-voz da Volkswagen adiantou aos nossos colegas da Automobilewoche que o lançamento vai decorrer na primeira semana de maio porque simplesmente não existem cablagens elétricas suficientes para construir os veículos de demonstração necessários para enviar para os concessionários.

Volkswagen ID.5

A fonte da marca alemã acredita, no entanto, que será possível produzir unidades de exposição suficientes para a rede de concessionários até 6 de maio, data prevista para o novo lançamento. 

Audi e Porsche também afetadas

O ID.5 é produzido na fábrica da Volkswagen de Zwickau, na Alemanha, que foi forçada a interromper a produção devido a constrangimentos na cadeia de abastecimento. O fabricante tem estado vulnerável à escassez de cablagens elétricas, sendo que muitas delas são produzidas na Ucrânia.

Embora algumas fábricas ainda estejam em atividade, a invasão russa levou a uma diminuição da produção de cablagens elétricas e outros componentes. Esta situação também forçou a Porsche e a Audi a interromperem a produção em algumas fábricas. A produção em Zwickau deverá ser restabelecida na próxima semana. 

LEIA TAMBÉM
Para 2022. Volkswagen apresenta ID.5 com mais estilo e versão GTX

O ID.5 é baseado no ID.4 e tem uma linha de tejadilho descendente, o que significa que se posiciona no segmento dos SUV-Coupés, cuja oferta tem vindo a crescer. O ID.5 GTX tem dois motores elétricos e um sistema de tracção integral que faz a gestão da transmissão da potência de 109 cv e o binário de 162 Nm às rodas dianteiras e 204 cv e 310 Nm ao traseiro. A potência combinada é de 299 cv durante cerca de 30 segundos.