Veículos elétricos. Volkswagen não vai acompanhar Tesla nos preços

A Volkswagen decidiu na acompanhar a Tesla na descida dos preços dos veículos elétricos, já que a estratégia passa pela rendibilidade

A Volkswagen decidiu na acompanhar a Tesla na descida dos preços dos veículos elétricos, já que a estratégia passa pela rendibilidade e a fiabilidade. Já a Porsche vai aumentar preços em março.

O Volkswagen Group não tem planos para fazer descontos dos seus automóveis elétricos e acompanhar a descida de preços da Tesla, garantiu o CEO Oliver Blume ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung.

"Temos uma clara estratégia de preços e estamos comprometidos com a fiabilidade. Confiamos na força dos nossos produtos e marcas", afirmou ao jornal germânico.

A Volkswagen quer ser um líder mundial nos veículos elétricos, mas isso deve alcançado através de um crescimento rentável, sublinhou o responsável.

Nos Estados Unidos, a Ford acompanhou a Tesla, baixando o preço do SUV Mustang Mach-E entre 600 e 5900 dólares, dependendo do nível de equipamento.

"A descida de preços é mais rápida e brutal do que se esperava. O objetivo da Tesla pode ser afastar os concorrentes do mercado", afirmou Antoine Weill, partner da consultora Simon-Kutcher & Partens, ao Automobilwoche.

Além da Volkswagen, a Renault também não tem planos para diminuir os preços dos seus elétricos como resposta à redução até 20% da Tesla no Model Y e Model 3.

"Se diminuirmos os preços até 10% ou mais no espaço de uma semana isso terá consequências ao nível dos valores residuais e penaliza os clientes atuais", declarou Fabrice Cambolive, responsável da Renault, ao Automobilwoche. "O que conta para nós é a estabilidade. Mas é previsível que os preços dos veículos elétricos venham a estar sob escrutínio", acrescentou.

Porsche aumenta

Se a Tesla diminui os preços, a estratégia da Porsche passa pelo aumento até 6%, segundo uma fonte de um concessionário da marca alemã do Volkswagen Group.

"O ajustamento de preço na mudança do modelo do ano é uma prática habitual na indústria", justificou uma fonte da Porsche ao Automobilwoche sem confirmar a percentagem da atualização ou os modelos envolvidos. "Os preços são válidos para este ano deverão ser anunciados em março", adiantou.

LEIA TAMBÉM
Tesla. Model 3 e Model Y tornam-se mais baratos em Portugal

Será de referir que o Model 3 e Model Y da Tesla foram os dois modelos mais vendidos no mercado alemão em dezembro, no âmbito de um esforço das marcas e concessionários de  matricularem automóveis elétricos antes da mudança dos incentivos para os modelos a bateria.