Vision V antecipa futuro Mercedes Classe V

Se o Classe V já é atualmente uma berlina XXL luxuosa, sofisticada e requintada, a Mercedes-Benz quer elevar a fasquia para novos níveis com a nova geração elétrica deste modelo, que será baseada no protótipo Vision V, acabado de apresentar no Salão Automóvel de Xangai.

A Mercedes-Benz revelou o protótipo Vision V que antecipa a nova geração do Classe V que chega em 2026. Se o atual modelo já se assume como uma luxuosa berlina XXL, o seu sucessor está a ser desenvolvido para elevar mais a fasquia.

Oficialmente, o Vision V é apenas um protótipo, mas serve de base para a versão de produção do futuro Classe V, incluindo a plataforma Mercedes-Benz Van Electric Arquitecture (VAN.EA), os elementos de design e o interior requintado. A marca de Estugarda refere que este protótipo oferece a primeira visão do seu futuro modelo topo de gama.

O painel de bordo possui uma superfície digital com três ecrãs diferentes, mas a grande novidade está nos lugares traseiros, onde os passageiros podem desfrutar de um ecrã de cinema com 65” que sobe a partir do piso quando os ocupantes entram a bordo.

O ecrã 4K está associado a 42 colunas de som e a sete projetores que podem ser utilizados como vidros, constituindo superfícies adicionais de projeção para criar uma experiência de visionamento imersiva de 360º.

As duas poltronas futurísticas em pele Nappa branca e rosa podem ser totalmente reclinadas para proporcionar um merecido descanso durante a viagem. Se os utilizadores quiserem relaxar com algo mais cerebral do que os videojogos de bordo, existe uma mesa retrátil que se transforma num tabuleiro de xadrez.

Contornos suaves

O estilo exterior sofisticado é proporcionado por arestas suaves e dinâmicas, destacando-se o óculo traseiro com a sua linha arredondada que quase faz lembrar um coupé, enquanto as secções frontal e traseira são dominadas por elementos de iluminação em LED.

A grelha frontal é constituída por barras iluminadas em LED e não por frisos cromados. Quando os passageiros se aproximam, a grelha ilumina-se para os receber e depois termina com a iluminação da estrela da Mercedes-Benz no capot.

Toda a traseira é rodeada por uma faixa em LED, que é constituída por 450 persianas tridimensionais iluminadas que servem de luzes traseiras e de travagem.

A marca alemã não avançou com detalhes acerca da linha motriz da futura geração do Mercedes-Benz Classe V, mas já se sabe que a plataforma VAN.EA é baseada numa arquitetura de 800V para carregamentos rápidos e que pode acomodar configurações de um ou dois motores elétricos, podendo a autonomia chegar aos 500 quilómetros.