Numa altura em que são já alguns os fabricantes a trabalhar nesta mesma tecnologia, o fabricante automóvel vietnamita VinFast acaba de anunciar que passará a utilizar baterias de estado sólido nos seus carros, já a partir de 2024.
O anúncio deste novo passo para a marca automóvel vietnamita, que tinha previsto iniciar a sua expansão europeia em 2022, surge na sequência de um acordo de parceria celebrado com o fabricante de baterias de Taiwan ProLogium Technology, ao abrigo do qual a VinFast estreará a tecnologia de baterias de estado sólido, já em 2024.
O acordo, feito sob a forma de um Memorando de Entendimento, prevê que as duas companhias trabalhem em conjunto, com o objectivo de desenhar novos formatos de bateria, com base na tecnologia de baterias de estado sólido da ProLogium Technology. Sendo que, para tal, os envolvidos levarão a cabo um investimento de "dezenas de milhões de dólares", pode ler-se no comunicado divulgado pelas duas empresas.
Recordar que a ProLogium foi fundada em 2006, tendo já registado mais de 500 patentes relacionadas com a sua tecnologia de baterias de estado sólido.
Entretanto, a empresa de Taiwan já assinou, igualmente, em janeiro último, um acordo com a Mercedes-Benz, para desenvolvimento conjunto deste tipo de baterias.
LEIA TAMBÉM
Estrela da apresentação dos VinFast foi… David Beckham
Em 2023, a ProLogium tem previsto lançar a primeira pedra daquela que será a primeira grande fábrica de baterias de estado sólido, com grande parte da produção a ter como destinatário, precisamente, a VinFast.
De resto e no futuro, as duas empresas que agora celebraram um Memorando de Entendimento admitem poder vir a estabelecer uma fábrica de baterias no Vietname.