Numa altura em que no horizonte surge um possível confronto comercial entre a União Europeia e a China, a vietnamita VinFast anuncia ter já todas as autorizações para enviar, ainda este ano, a primeira remessa de carros para a Europa. Neste caso, o SUV elétrico VF8.
A notícia é avançada pela Automotive News Europe, com base em declarações do CEO da VinFast, Le Thi Thu Thuy, acrescentando que a fabricante vietnamita de veículos elétricos acaba de receber a necessária aprovação regulatória, que autoriza a exportação e comercialização de veículos novos, na União Europeia.
Segundo uma fonte conhecedora de todo o processo, mas que, refere a Reuters, preferiu não ser identificada, uma vez que o plano ainda não foi formalmente divulgado, a VinFast pretende fazer uma primeira entrega de cerca de 3.000 carros, para os mercados de França, Alemanha e Holanda, além de Israel.
Deste número apenas faz parte o SUV elétrico VF8, cuja comercialização nestes mercados o fabricante espera dar início ainda durante o quarto e último trimestre de 2023.
"Prevemos entregar os primeiros modelos VF8 aos clientes franceses, alemães e holandeses, no quarto trimestre deste ano", afirmou Thuy, acrescentando que, os restantes modelos da marca - VF6, VF7 e VF9 -, só deverão entrar em comercialização na Europa em 2024.
LEIA TAMBÉM
Fábrica também a caminho. VinFast entra na Europa com SUV elétricos VF8 e VF9
Embora Thuy não tenha confirmada o número de veículos com destino ao Velho Continente, caso se confirmem as referidas 3.000 unidades, tal fará da União Europeia o principal mercado externo para a VinFast.
No início de 2023, a marca vietnamita fez também a sua primeira entrega nos Estados Unidos da América, com uma remessa de 2.100 veículos elétricos.
No caso da Europa, a estreia acabou um atraso, devido à falta de semicondutores que se fez notar durante o segundo semestre de 2022.
VinFast VF8: um SUV EV com 471 km de autonomia
Sobre o VinFast VF8, vale a pena dizer que se trata de um SUV 100% elétrico, com um comprimento de 4,75 metros, desenhado pela italiana Pininfarina, e que recorre a uma bateria de 87,7 kWh (capacidade útil) para anunciar uma autonomia entre os 471 (versão Eco) e os 447 quilómetros (versão Plus).
Ao mesmo tempo e graças à opção por uma configuração de dois motores elétricos, o anunciar de uma potência combinada que pode variar entre os 353 (Eco) e os 408 cv (Plus) de potência.
Já no momento de recarregar as baterias, o VF8 tanto pode recorrer a tomadas AC até 22 kW, como a cargas rápidas DC com potências até 300 kW.
A VinFast anuncia, ainda, para este VF8, uma garantia de 10 anos ou 200.000 quilómetros.